Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

RGE concentra esforços para reconstruir rede devastada por temporal

por Valesca Heloisa Andreolli

Área mais atingida pelo temporal desta quinta-feira é a Serra gaúcha

Foto: Divulgação

A Rio Grande Energia (RGE) está com toda sua força de trabalho própria e empreiteiras disponíveis atuando desde ontem, quando já havia alerta de temporal, para recompor a rede de distribuição, que foi severamente danificada pelos fortes ventos desta madrugada.

Ventos com velocidade superior a 100 Km/h, a incidência de granizo, centenas de descargas atmosféricas e cheias de rios comprometeram o sistema de abastecimento de cidades. Neste momento, 150 mil clientes então sem energia elétrica e a área mais atingida é a Região da Serra.

Desde o final da noite de quarta-feira, quando um sistema de baixa pressão que estava atuando entre o Paraguai e o norte da Argentina começou a se deslocar sobre o Rio Grande do Sul, a RGE iniciou a mobilização operacional para minimizar os impactos à população.

Há mais de uma semana, clientes da área de concessão sofrem com o volume acentuado de chuvas, o que provocou cheia de rios, quedas de barreiras e obrigou prefeitos a decretarem estado de emergência em inúmeros municípios.

Em razão da chuva e a elevação do nível dos rios, eletricistas da RGE enfrentam problemas para acessar pontos da rede que necessitam manutenção, especialmente naqueles locais em que precisam ser utilizados maquinário pesado para a troca de poste e a recomposição da rede.

Por causa dos fortes ventos, inúmeros galhos foram lançados contra a rede e várias árvores de grande porte tombaram, rompendo cabos da rede de distribuição de energia da elétrica.

Além de mobilizar equipes de campo, vale ressaltar que a RGE possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tem como praxe adotar medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

Entretanto, por causa do volume de ocorrências e dos problemas com a telefonia no Estado, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. O Grupo CPFL disponibilizou 100% das posições do Call Center de suas 9 distribuidoras para atendimento aos clientes da RGE, além disso, os consumidores contam com outros canais de atendimento para informar à empresa sobre problemas de falta de energia elétrica:

Pela internet: www.rge-rs.com.br

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários