Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Menos furtos e roubos em Guaporé em 2015

por Eduardo Cover Godinho

Indicadores criminais dos três primeiros meses do ano foram divulgados pela Divisão de Estatística Criminal (DEC)

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação

O Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO) e a Divisão de Estatística Criminal (DEC), departamento da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, divulgaram os indicadores criminais do primeiro trimestre de 2015. Os números relativos aos meses de janeiro, fevereiro e março, demonstram que o trabalho em conjunto da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Ministério Público (MP) e Poder Judiciário, tem dado resultados satisfatórios. Dois índices, furto e roubo, tiveram queda no comparativo com o mesmo período de 2014.

Segundo o DEC, foram registrados 52 furtos nos três primeiros meses de 2015. No ano passado, nos órgãos de segurança pública havia o registro de 72. A queda pode ser atribuída às constantes operações realizadas no combate a comercialização de entorpecentes, retirada de foragidos do sistema prisional gaúcho das ruas e ao trabalho diário de patrulhamento ostensivo na área central e bairros da cidade.

“Não há dúvida de que o tráfico de drogas fomenta a prática de outros crimes como furto, roubo e homicídio. Nesse sentido, a Polícia Civil de Guaporé tem concentrado esforços no combate ao tráfico de drogas no Município por ter a convicção de que assim estamos também combatendo esses outros delitos citados. Nesses primeiros meses do ano foram diversas as prisões e apreensões de menores realizadas em razão do envolvimento com o tráfico de drogas (cinco prisões e duas apreensões de menores), assim como inúmeros mandados de busca e apreensão cumpridos para apreensão de drogas e armas, o que, em parte, pode explicar a redução dos índices de furto e roubo”, destacou o Delegado Titular da DP Guaporé, Tiago Lopes de Albuquerque, afirmando que a investigação qualificada permite que o Poder Judiciário mantenha presos por mais tempo os indivíduos envolvidos com o tráfico, o que também tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade.

O Comandante da Brigada Militar de Guaporé, Tenente Júlio César Greff, salientou que a diminuição dos furtos e roubos comprova que os esforços empregados no patrulhamento ostensivo e nas operações especiais com o apoio do POE, de Nova Prata e Bento Gonçalves, tem surtido o efeito esperado.

“A diminuição dos indicadores criminais confirma que o trabalho intensificado no patrulhamento ostensivo por parte dos policiais militares, desenvolvido há um bom tempo, está dando resultado. Deve-se também ao trabalho dos demais órgãos do sistema de segurança pública. Quando cada um faz a sua parte com certeza resultados positivos aparecem”, disse Greff.

Para o Tenente, a permanência dos assaltantes e pessoas presas com a comercialização de drogas por mais tempo no sistema prisional tem colaborado com a redução dos números, principalmente dos furtos.

“Muitos usuários de entorpecentes realizam furtos de objetos de residências e estabelecimentos comerciais somente para alimentar o vício. As mercadorias geralmente são trocadas por drogas ou vendidas a preços irrisórios para que o viciado possa continuar consumindo compulsivamente. Acredito que combatendo a venda de drogas vamos conseguir diminuir os furtos no município”, destacou.

Além dos furtos e roubos, o detalhamento dos indicadores criminais no primeiro trimestre aponta que houve cinco furtos de veículos, dois roubos de veículos, nove estelionatos, um delito relativo a corrupção, dois delitos relacionados à armas e munições, nove entorpecentes posse e cinco de tráfico. O balanço positivo também é comemorado porque não há registro de homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte) e extorsão.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais