Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Convênio que agiliza testes da Covid-19 já é considerado satisfatório – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira
Ato de entrega do extrator molecular, equipamento utilizado para ampliar a capacidade de testagem para o coronavírus, realizado em 15 de junho.
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira,30 de junho, José Arno Ferrari, Prefeito de Rodeio Bonito e Presidente da AMZOP, afirmou que a parceria firmada entre AMZOP e o Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira Das Missões, para a realização de testes da Covid-19 está agilizando a testagem nos municípios, e já é considerada uma parceria satisfatória.

Já foram realizados em torno de 1500 testes, e o laboratório tem a capacidade de realizar 120 testes por dia. Ferrari avalia que, principalmente, o prazo de entrega dos resultados, agiliza as ações de combate ao Coronavírus, por parte dos municípios. “Cada Prefeitura fez uma adesão de testes que foram adquiridos, e eles se tornaram muito mais baratos. É a mesma qualidade do LACEN, e em 24 horas sai o resultado. É mais ágil para nós.”

O baixo custo do teste, que ficaria entre R$60,00 a R$70,00, é um fator importante para os administradores municipais aderirem à parceria. “Ele não fica, nem em 20% do valor. Foi uma forma que as Prefeituras encontraram de fazer estes testes com menor custo”. Afirma Ferrari. Questionado sobre alguns municípios não aderirem à parceira, ele afirmou não saber se todos aderiram. “Não tenho essa informação. Tenho a impressão que todos os municípios iriam aderir. Mas posso levantar essa informação.”

 

A parceria:

A compra do extrator molecular, equipamento utilizado para ampliar a capacidade de testagem para o coronavírus pelo Laboratório da UFSM em Palmeira das Missões, foi viabilizado através de uma parceria entre a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG,e entregue no dia 15 de junho ao Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais