Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Hemopasso está com estoque baixo em bancos de sangue - Rádio Sarandi

por Edinei Bernardelli
Foto: Divulgação

A doação de sangue diminuiu consideravelmente nos últimos meses, devido a pandemia do novo coronavírus. 

A coordenadora da captação do Hemopasso em Passo Fundo, Alexandra Mazzoca, em entrevista à Rádio Sarandi, destaca que no momento alguns grupos estão em falta, como é o caso dos tipos O- e O+.

Alexandra destaca como está sendo feita a reposição de sangue aos hospitais, "quando um paciente utiliza o sangue por hospital, o hospital solicita que as pessoas façam a reposição das bolsas de sangue. Uma prática que nós gostaríamos de mudar, é difícil porque já é uma cultura que vem de longa data. Infelizmente hoje 80 porcento das nossas doações, são de reposição", afirma ela.

COMO DOAR

As doações no Hemopasso precisam ser agendadas visando a segurança de todos, a fim de evitar aglomerações e respeitando todas as medidas de isolamento social. O agendamento deve ser realizado por telefone ou WhatsApp – 54 99671 9867.

QUEM PODE DOAR

Pessoas entre 18 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg podem doar sangue. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais