Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dr. Afonso Papke fala sobre uso indevido de anti-inflamatórios – Rádio Sarandi

por Edinei Bernardelli
Foto: Divulgação

Muitos de nós, diante de sintomas como dor de cabeça, dor de garganta e febre, recorrem a medicamentos de fácil acesso, como anti-inflamatórios, que muitas vezes ficam guardados em nossas gavetas. Para o Reumatologista Afonso Papke, embora os anti-inflamatórios sejam vendidos sem prescrição médica, é necessário cautela no uso. “O acesso fácil à medicação, torna o uso também muito fácil. Usar muito estes anti-inflamatórios sem precisar, é o que realmente causa problemas, a gente precisa ter um diagnóstico de qual é o motivo da dor, essa dor precisa ser tratada em sua origem”. Afirma.

Dr Afonso ainda alerta sobre os efeitos colaterais do uso indevido destes medicamentos. “Ele bloqueia funções importantes de alguns órgãos, no estômago ele atrapalha aquela formação de muco que nos protege da acidez do estômago. Pode dar gastrite, dar úlcera, sangramentos intestinais, piorar o refluxo. Ele também atrapalha a função dos rins e causar as vezes insuficiência renal”.  Avalia ele.

Segundo Afonso, para pessoas que apresentam alguns problemas de saúde os anti-inflamatórios podem cortar o efeito de muitas medicações. “Naqueles pacientes que tem pressão alta e diabetes que já são fatores de risco para doenças cardíacas, se tomar anti-inflamatórios esse risco aumenta muito mais”. Diz ele.

O Reumatologista Dr. Afonso Papke atende todas as terças-feiras na Clínica Excelence em Sarandi. Você pode agendar a sua consulta no 3361 4699 ou através do WhatsApp 9 8408 4698.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais