Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cartório Eleitoral de Guaporé realiza treinamento para mesários

por Eduardo Cover Godinho

Presidentes e secretários de mesas receptoras receberam orientações para que tudo saia corretamente no dia 7 de outubro (1º Turno) e se houver necessidade no dia 28 (2º Turno)

Silvio Alves da Silva, chefe do Cartório Eleitoral, repassou informações importantes para os mesários durante o treinamento
Foto: Eduardo Cover Godinho

504 mesários e mais 40 pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral para auxiliar na logística. Esse é o efetivo voluntário que estará participando do pleito, ou seja, nas eleições gerais 2018 na 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé. Estes vão atuar nos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Montauri e União da Serram, nas 126 mesas receptoras de votos e de justificativas. São 236 eleitores que irão compor as seções em Guaporé, 156 em Serafina Corrêa, 36 em Dois Lajeados, 32 em São Valentim do Sul, 24 em União da Serra e 20 em Montauri.

Para que tudo ocorra dentro do planejado e esperado no processo democrático de escolha dos representantes dos Governos Federal e Estaduais, Senado, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, o Cartório Eleitoral da Comarca de Guaporé, chefiado por Sílvio Alves da Silva, realizou um treinamento para os presidentes de mesa e 1º secretário dos seis municípios. As atividades aconteceram na semana passada e poucos foram os faltosos.

“Esses encontros têm como objetivo preparar os cidadãos que integrarão às mesas receptoras de voto e justificativas durante as eleições. Entregamos material contendo instruções que devem ser seguidas para que tudo saia conforme a Justiça Eleitoral planeja. Instruímos e passamos informações para que não haja atraso e demora na votação. Acreditamos que será um pleito tranquilo nos seis municípios sob responsabilidade do Cartório Eleitoral”, disse Alves.

Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, no dia da eleição, o mesário presta um serviço que não gera remuneração, porém, dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, tanto no serviço público como no privado, para cada dia de convocação. Poderão ser dois dias de atuação: 7 de outubro (1º Turno) e 28 de outubro (2º Turno). Alves faz um alerta para os 504 mesários convocados.

“O convocado para mesário que não comparecer em data e horas marcadas, terá que apresentar justa causa ao juiz eleitoral no prazo de 30 dias. Caso contrário, ficará sujeito ao pagamento de multa. Esperamos que ninguém falte e que possamos ter um processo eleitoral exemplar nos seis municípios da Comarca”, destacou.

Para mais informações, o Cartório Eleitoral da Comarca, de Guaporé, está localizado na rua Gino Morassutti n.º 1.040, bairro Centro - em frente ao Fórum de Justiça. O contato telefônico pode ser efetuado pelo número (54) 3443.2166.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais