Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rotary Club de Sarandi comemora 55 anos com destaques para projetos sociais - Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira
Foto: Divulgação

Para comemorar os 116 anos do Rotary Internacional  e os 55 anos do Rotary Club Sarandi, alguns projetos foram destacados pela presidente Nilva Chini, o ex-governador Gert Zimermann e Vaneska Bertochi Antunes, encarregada pela imagem pública do Rotary e Carlos Casagrade responsável pelo banco ortopédico.

Um dos projetos culturais do Rotary Club de Sarandi  é o “Projeto Orquestra Rotary/ Cotrisal,  “A orquestra Rotary-Cotrisal era um sonho antigo do nosso companheiro Scheibe. Em julho de 2013, Scheibe entregou ao clube uma carta contendo suas ideias a respeito da orquestra, ressaltando que tudo deveria acontecer a seu tempo.  A ideia era de formar uma orquestra para jovens, mesmo que esses não tivessem condições de adquirir os instrumentos".

Hoje o projeto visa promover a inclusão social, contempla ainda ensinar crianças, jovens e adultos aprender a “Ler Música”, conhecer todos os instrumentos disponíveis da orquestra e escolher aquele que melhor se identifica, o projeto oportuniza ao aluno o “despertar de uma vocação”, seguir profissionalmente ou simplesmente como forma de lazer. Os encontros são quinzenais, acontecem na Casa da amizade. "A orquestra, tem parceria com a Cooperativa Tritícola Sarandi, Cotrisal, onde todos com vontade de aprender música são bem vindos e tem a oportunidade de aprender gratuitamente tocar um instrumento e fazer parte da orquestra que é regida por um profissional, maestro Anderson”.  Os interessados podem entrar em contato com a presidente Nilva Chini, Álvaro Signor, ou com o maestro Anderson Machado.

O “Projeto Casas Mais Quentinhas” também é explicado pelos dirigentes do Rotary Club de Sarandi, “ O projeto visa fazer o reparo dos buracos nas casas mais carentes com mata-junta, promovendo melhorias em diversas casas da população carente inicialmente dos Bairro Esperança e Vicentinos, esse projeto conta com a parceria da Igreja Batista Pioneira e também de voluntários na realização de fechamento de frestas nas paredes das casas, limpeza, plantio de mudas de árvores frutíferas, flores e orientações sobre a conservação e manutenção das residências, promovendo assim mais qualidade de vida a essas pessoas. Ainda contamos com o Projeto Mais Cor que promove a durabilidade, melhora visual e aumento da autoestima dos moradores".  Afirmam os rotarianos.

O Projeto Ombro Amigo, que tem como objetivo dar todo o apoio e suporte para as pessoas que estão em tratamento de câncer, as que já passaram pela doença e também para suas famílias. A direção do Rotary acrescenta, “O Rotary Club Sarandi, atende hoje no projeto, mais de 40 pessoas. Os encontros são quinzenais, acontecem nas terças-feiras na Casa da Amizade. Com exceção deste ano que as reuniões ainda não começaram devido ao grande risco de contágio principalmente destas pessoas que encontram-se debilitadas ou com baixa imunidade”.

O Projeto AMPAS surgiu 2012 e em 2017 fez parceria com a igreja Batista Pioneira, onde os responsáveis  trabalham com crianças no contra turno da escola, promovendo oficinas, assistência psicológica a essas crianças e suas famílias. O Rotary auxilia o projeto com o espaço físico, também com material e auxilio sempre que necessário.

O Rotary Club de Sarandi, utilizando o programa de subsídios globais, do Rotary Internacional, adquiriu um aparelho de ultrassom, além de 4 camas hospitalares e uma maca para sala de recuperação do centro cirúrgico do Hospital Comunitário Sarandi.  Foram investidos R$ 200.400,00 na aquisição dos equipamentos, sendo que os aportes de valor tiveram doadores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, e também a própria Fundação Rotária informam os membros do clube de serviço em Sarandi.

A ideia dos projetos de subsídios globais prevê obrigatoriamente a participação de clubes do exterior, como forma de estabelecer conexões e estreitar laços de amizade entre rotarianos do mundo inteiro, ao mesmo tempo que ajudam comunidades a se desenvolver ou suprir necessidades locais, segundo os rotarianos.

 “A formatação do projeto  iniciou em junho de 2018, e, durante os meses seguintes foram feitos os contatos com clubes do Brasil e do exterior para fecharmos as parcerias. O Rotary de Sarandi também contou com doador particular, que contribuiu com R$ 30.000,00“.

Outros projetos desenvolvidos são em datas comemorativas , vacinação contra Pólio, Natal, Páscoa, inverno sem fome e frio. Além destes projetos O Rotary Club  de Sarandi conta com um Banco Ortopédico que está ajudando muitas pessoas e no momento, devido ao grande número de pedidos está realizando a compra de mais 30 itens, conclui a presidente Nilva Chini.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais