Empresários europeus apresentam projeto para Gestores Municipais
Aproximadamente 70 pessoas, entre Chefes do Executivo e Secretários Municipais de Meio Ambiente, participaram do encontro em Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho
Chefes de Poderes Executivos e Secretários Municipais de Meio Ambiente e pessoas ligadas à área ambiental das regiões da Serra Gaúcha, Vale do Taquari e Planalto estiveram presentes na sexta-feira, dia 18 de setembro, no auditório da Casa da Cultura de Guaporé para ouvirem as explanações dos empresários europeus sobre a possibilidade da instalação de uma usina alternativa de reciclagem de resíduos aos atuais aterros sanitários. Carlos Alonso, presidente da Ecohispânica (Espanha) e Alejandro Rahn, sócio da AXT & Rahn (Alemanha), apresentaram como pretendem investir e fazer com que o inovador projeto de instalação de autoclaves – equipamentos para elevar pressão e temperatura – para a esterilização de resíduos sólidos, possa tornar-se uma realidade, assim como na cidade de Rivas Vaciamadrid, a 15 quilômetros do centro de Madri (Capital da Espanha).
Durante a apresentação, Alonso afirmou que o lixo é um problema universal e as soluções aplicadas nos dias atuais para a eliminação dos aterros sanitários têm sido insuficientes. A proposta apresentada, com uma unidade há dois anos em operação na Espanha, é de uma usina que produziria biomassa (que pode ser usada como adubo orgânico) a partir dos resíduos sólidos gerados nas cidades. 80% da água do lixo, segundo o presidente da Ecohispânica, poderá ser reutilizada e todo o processo, que dura no máximo 20 minutos, não emite cheiros.
Todo o investimento para a instalação da planta sairia da Ecohispânica – que detém a tecnologia e faria a gestão do negócio – e dos cofres da AXT & Rahn – que entraria com os recursos financeiros. Os empresários buscam garantias como cessão do terreno, menos impostos para importação de equipamentos e remuneração para o trabalho, em forma de taxa ou venda do resultado do tratamento dos resíduos. A área de terras, segundo os investidores, pode ser de 2 mil m2 para a instalação de uma usina com capacidade de reciclagem de 120 toneladas/dia de resíduos.
Confira o áudio com a palavra do presidente da Ecohispânica Carlos Alonso, sócio da AXT & Rahn Alejandro Rahn e o Diretor Comercial da Ecohispânica no Brasil Orlei Soares.
Comentários