Bombeiros combatem incêndio em plantação de pinus e eucalipto em Vista Alegre do Prata
Foram mais de quatro horas para o controle das chamas em propriedade rural. Local era de difícil acesso
O Corpo de Bombeiros Militar (CB), de Guaporé, combateu durante a manhã e no começo da tarde da quinta-feira, dia 12 de novembro, um incêndio em uma área verde na zona rural de Vista Alegre do Prata, quase na divisa com o município de Nova Prata – às margens da ERS-441. A guarnição, após chamado de populares e do proprietário para a Central de Operações (Telefone 193), deslocou-se, por volta das 8h, até a Linha General Osório – Comunidade Nossa Senhora da Saúde, onde o fogo estaria consumindo parte de uma plantação de pinus e eucalipto.
Ao chegar na propriedade rural, os bombeiros foram informados que as chamas encontravam-se cerca de dois a três quilômetros no meio da plantação. A guarnição, num primeiro momento sem poder deslocar-se com o caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), atravessou um morro até localizar o ponto exato. Na sequência, com a utilização dos batedores deram início a extinção do fogo. Em determinado momento, conseguiram colocar a viatura mais próxima, utilizando-se de uma pequena estrada. Nesse momento, utilizaram 1,5 mil litros de água para conter as labaredas e fazer o rescaldo. Foram, conforme os relatos, mais de quatro horas de atividades que tiveram término as 13 horas.
Alguns moradores relataram aos bombeiros que, provavelmente, o fogo tenha iniciado durante a madrugada. Eles informaram ter percebido que, por volta da meia noite, um clarão foi avistado, porém, não souberam afirmar se realmente eram as chamas consumindo parte da vegetação.
Comentários