Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

RS antecipa campanha de vacinação contra a gripe para o dia 27 de abril

Assessoria de Comunicação Social

Mais de 3,5 milhões de pessoas podem procurar a vacina a partir do dia 27 deste mês

Foto: Camila Domingues

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou nesta sexta-feira, 10, que a Campanha de Vacinação contra a influenza no RS terá início no dia 27 de abril, uma semana antes da data definida pelo Ministério da Saúde em nível nacional, em 4 de maio.

O começo ainda no mês de abril é uma estratégia do Estado, avalizada pelas entidades médicas, no sentido de proteger as pessoas que integram os grupos prioritários dos efeitos do frio. "É importante que a vacina seja feita o mais breve possível, de preferência na primeira semana, pois a proteção é mais efetiva após quatro semanas", ressalta Gabbardo. A campanha tem como objetivos reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza.

Este ano, o RS receberá um total de 3,5 milhões de doses, que serão destinadas aos seguintes grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários.

A 17ª edição da campanha será realizada até o dia 22 de maio, sendo que o dia de mobilização nacional está marcado para 9 de maio.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários