Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Tradicional festa do padroeiro Santo Antônio de Guaporé é cancelada

por André Fabio Bresolin

Cogita-se a transferência das festividades para uma nova data, em especial no terceiro trimestre do ano

Parte econômica, em especial dos apoiadores e patrocinadores, foi levada em conta na decisão
Foto: Divulgação

A maior festa religiosa de Guaporé não acontecerá em 2020. Em difícil, mas sensata decisão devido ao momento vivido pela população mundial no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os casais festeiros Maria de Lourdes Fava e Luiz Carlos Fava, Verônica Aparecida Cavanholi Villa e Sadi José Villa, Crisselda Frigeri de Pauli e Márcio de Pauli, Cristina Tauffer e Tiago Costa, Uzilia Mangoni e Leonel Mangoni, Cleomari Roman Ros e Cláudio Roman Ros, Fernanda Sebben e Paulo Girotto, optaram pelo cancelamento da Festa de Santo Antônio.

Com participação maciça da comunidade católica nas ações solidárias, eventos festivos e na trezena de Santo Antônio, bem como no “Dia D”, os festeiros resolveram, diante de todas as recomendações/regramentos dos órgãos de saúde e governamentais, não arriscar e o mês de junho, depois de décadas, não será o mesmo. Somente no dia da Festa do Padroeiro, neste ano marcada para o dia 14 de junho, mais de duas mil pessoas estariam envolvidas na Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, no almoço comemorativo e no sorteio da “Ação entre Amigos”.

Segundo o presidente da Comissão dos Casais Festeiros, Luiz Carlos Fava, cogitou-se, junto com o pároco e padres da Paróquia Santo Antônio, a transferência das festividades para uma nova data, em especial o terceiro trimestre do ano.

“Fizemos uma análise desde o momento em que começaram as interdições devido à pandemia. Várias datas foram cogitadas, inclusive pensávamos na possibilidade da realização da festa no começo do segundo semestre. Porém a incerteza é muito grande. Avaliamos datas disponíveis em setembro, outubro, novembro, novembro e até dezembro, mas optamos pelo cancelamento definitivo e a sua realização somente em 2021”, disse.

Fava salienta que a parte econômica, em especial dos apoiadores e patrocinadores do evento, foi levada em conta antes da tomada da decisão.

“Fizemos um trabalho de prospecção de patrocínios e da realização dos eventos que, assim que houver a possibilidade de retomada, nós colocaremos em prática. A preparação para a festa em 2021 continua pelos sete casais festeiros. Os patrocinadores, que são um foco importante para o sucesso da Festa de Santo Antônio, serão atendidos dentro do que foi proposto. Claro que com alguns ajustes, em especial na data”, afirmou.

Segundo o presidente da Comissão, os festejos estão suspensos, mas a Paróquia Santo Antônio deverá organizar as atividades religiosas em comemoração ao padroeiro, dentro das limitações impostas pelas questões sanitárias e de saúde.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários