Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ex-presidente da Assembleia, Postal é condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha

por Eduardo Cover Godinho

Solenidade, no Salão Júlio de Castilhos, foi prestigiada por parlamentares, prefeitos, vereadores, familiares e amigos do homenageado

Postal, durante seu improvisado discurso, disse estar emocionado e jamais imaginaria receber a Medalha do Mérito Farroupilha
Foto: Rádio Aurora

Destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha – distinção máxima da Assembleia Legislativa (AL/RS) – foi entregue, por proposição do deputado estadual Juvir Costella (PMDB), ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal. A cerimônia, prestigiada pelo vice-governador José Paulo Cairolli, representações dos demais poderes, parlamentares, prefeitos, vereadores, familiares e amigos do ex-deputado e ex-presidente da AL/RS, aconteceu no Salão Júlio de Castilhos na noite da terça-feira, dia 24 de abril.

Costella, durante seu pronunciamento após a entrega da mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho ao conterrâneo Alexandre Postal, destacou que não há nada mais transformador, vivo e recompensador do que a política feita de maneira séria, voltada para quem mais precisa.

“Ninguém é deputado estadual por seis mandatos sem muito trabalho, suor e dedicação. Para colhermos resultados precisamos, principalmente, da confiança, do respaldo, da chancela da comunidade que confia o voto naquele representante público! E Alexandre Postal sempre teve esse respaldo dos eleitores na sua brilhante caminhada. O seu trabalho foi testado e aprovado por seis eleições, meus caros! Somente este dado já seria suficiente para estarmos concedendo essa medalha para Postal por seus serviços prestados ao Rio Grande Do Sul”, disse.

O deputado salientou que o brilhantismo de Postal não parou por aí. Inquieto, foi secretário Estadual dos Transportes, assumiu o Palácio Piratini (Governo Estadual) em duas oportunidades, participou, liderou diversas missões oficiais fora do país para apresentar o Estado a investidores, buscar recursos para fortalecer as estradas e fazer sua parte para desenvolver o Rio Grande.

“Sempre teve a confiança de homens importantes do Estado, sendo líder de governo de Germano Rigotto e de José Ivo Sartori, e vice-líder de Governo de Antônio Britto, na Assembleia. Sábios, os ex-governadores gaúchos souberam enxergar e reconhecer o potencial, a fidelidade, o trabalho e, principalmente, a capacidade de articulação desse guaporense! Um articulador nato! Não tenho dúvidas que foi um dos maiores que nosso Estado já teve”, afirmou Costella.

O parlamentar, que herdou em 2016 a cadeira antes ocupada por Postal na AL/RS, considerou que a medalha é a distinção preciosa na Casa, uma condecoração concedida uma única vez ao longo dos quatro anos de mandato de um deputado.

“Mas, quero confidenciar a vocês, que, desde que entrei nessa Casa, como deputado titular, nunca tive dúvidas sobre quem deveria receber esse reconhecimento. Portanto, eu fico particularmente muito feliz de ver aqui hoje tantos amigos, familiares e lideranças tão representativas. Nasci na Linha Emília e conheço bem a importância que a nossa região dá às coisas simples, mas muito importantes como a relação de amizade e carinho que nós sabemos estabelecer entre nós”.

Costella disse querer seguir a própria trajetória no Parlamento gaúcho, ocupando um espaço que ficou vago para a comunidade guaporense e regional, que, ao longo de 24 anos, contou com um representante político a altura.

“Alguém que lute pelas causas de interesse da nossa região - como venho humildemente fazendo. Ao mesmo tempo, também quero confiar a vocês, sem qualquer tipo de demagogia, o meu trabalho a altura do desempenho que Postal sempre apresentou e proporcionou para nossa gente. É isso que no fim das contas importa”.

 

Homenageado

Condecorado com a maior distinção da Assembleia, Postal, de improviso, como é sua característica, e em curto espaço de tempo, pronunciou-se, orgulhoso com a medalha no peito, citando os familiares, as autoridades dos mais diversos Poderes, ex-colegas de parlamento, amigos que contribuíram para a sua caminhada pública e, em especial, o deputado Costella. Visivelmente emocionado, afirmou que não é “qualquer figura pública e de destaque no cenário gaúcho” que tem a honra de ser agraciada com a Medalha do Mérito Farroupilha. O conselheiro do TCE, nomeado em julho de 2016 pelo governador José Ivo Sartori, disse estar lisonjeado com a presença de tantos amigos conquistados ao longo da caminhada na vida pública.

“Agradeço os amigos que estão aqui vindos da minha Guaporé e os vários prefeitos presentes. Estou lisonjeado com a presença de tantos e tantas nesta cerimônia, nesta Casa, que é a minha vida. Entrei aqui em 31 de janeiro de 1983, como assessor. Saí e voltei, e são mais de 27 anos vividos aqui. Aqui me fiz, aqui o guri sem condições e sem tradição política alguma viu que todos podem chegar lá. Esta Casa dá oportunidades e as trajetórias se fazem aos que buscam alcançar. Agradeço, de coração, emocionado, a todos os que estão nesta cerimônia, sem sombra de dúvidas, uma das maiores que presenciei, justamente pra mim. Grato ao amigo Costella, grato a todos".

O deputado Edson Brum (PMDB), representando na cerimônia o presidente Marlon Santos (PDT) e os demais parlamentares da Casa, destacou aspectos da caminhada de Postal.

“O guri de Guaporé é um vencedor e honra a vida pública. Na lavora da vida, também é chegado o tempo de colher. Colhe o reconhecimento, colhe aquelas horas nas quais ficamos ausentes de casa, longe da família, durante a caminhada. Colhes o reconhecimento, Postal. Nada mais justo”, sublinhou.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais