Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Sem projetos para apreciação, vereadores encaminham cinco requerimentos à Mesa Diretora

por André Fabio Bresolin

Nas cadeiras do plenário, a presença ilustre do ex-vereador da Casa do Povo, de Guaporé, Mario Mocelin

A Câmara de Vereadores, de Guaporé, após o embate registrado entre os legisladores de situação e oposição na 6ª sessão ordinária, viveu na noite da segunda-feira, dia 15 de abril, momentos de calmaria no plenário Roberto Baldasso. Sem projetos para ser apreciados, os representantes do povo aproveitaram a atividade para apresentar cinco requerimentos à Mesa Diretora, liderada pelo emedebista Jairo Elias Zanatta. Além disso, acompanharam as explanações na Tribuna do Povo do presidente do Conselho da Comunidade Celso Rizzi. Durante cerca de 30 minutos, Rizzi apresentou o método de sistema prisional APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que deve ser implantado em Guaporé ao longo de 2019.


“Não vou me estender explicando todas as atividades de ressocialização desenvolvidas no método APAC. Estou aqui mais para convidá-los para que prestigiem a audiência pública na terça-feira, dia 23 de abril, na Casa da Cultura. Na oportunidade, com início às 18h30min, o procurador de Justiça do Ministério Público, Dr. Gilmar Bortolotto, estará explanando sobre o método APAC. É um momento importante para todos nós, visto que o método tem surtido efeito na ressocialização dos apenados em todo o Brasil. O índice de reincidência na APAC é mínimo”, afirmou.

Os líderes das bancadas do PP, PDT, MDB, PTB e PT, parabenizaram o trabalho desenvolvido pelos integrantes do Conselho da Comunidade na busca pela ressocialização dos apenados. Atualmente, conforme dados da Susepe, são cerca de 200 que cumprem pena no estabelecimento prisional em Guaporé.

Presença ilustre

Nas cadeiras do plenário, a presença ilustre do ex-vereador da Casa do Povo, de Guaporé, Mario Mocelin. Ele, conforme registros, defendeu os interesses da comunidade no Poder Legislativo, no final da década de 50 e início dos anos 60. Mocelin acompanhou toda a atividade ao lado da ex-vereadora Marivanda Ghizzi e de Celso Rizzi, que durante 30 dias, chegou a ocupar a cadeira na Câmara de Vereadores.

Requerimentos

Com aprovação unânime, os vereadores apresentaram cinco requerimentos escritos e verbais. Todos os legisladores requereram que a Mesa Diretora realizasse uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), cuja data de fundação é 1º de setembro de 1969. Pasini (PP) apresentou dois. O primeiro que a direção da Associação Guaporé Pró-Eventos, organizadora da Mostra Guaporé, informe a localização do setor da Agroindústria e que seja formada uma Comissão de Vereadores e marcada uma audiência com o presidente da Cosuel para pedido de novos investimentos na cidade. O colega da bancada Valcir Fanton, o Pita, solicita ao setor de licitações do Poder Público a cópia do contrato de prestação de serviço de manutenção da rede pública municipal. 

Líder do Governo Fabris e Bastian, pedetista Rodrigo De Marco, requer que o Poder Executivo forneça dados sobre a coleta seletiva de lixo: qual a quilometragem que está sendo feita no atual contrato; qual era a quilometragem feita no contrato anterior (três anos atrás); e quem eram os administradores da época. Marisa Judith Bordin (PTB) solicita aos colegas vereadores que entrem em contato com os deputados federais (bancada gaúcha) para que a Escola Técnica Agrícola Guaporé seja beneficiada com a emenda parlamentar que destina verba para as escolas agrícolas do Estado.

Próxima sessão

A próxima sessão, a oitava ordinária de 2019, está marcada para a segunda-feira, dia 22 de abril. O horário ainda não foi definido pela Mesa Diretora, visto a viagem para a Capital Federal que alguns representantes do povo vão realizar.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação 
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais