Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Perin ocupa a Tribuna do Povo para explanar sobre a economia e o setor primário

por André Fabio Bresolin

Vereadores apresentaram requerimentos e debateram sobre auxílios financeiros ao Hospital Manoel Francisco Guerreiro

Próxima sessão, que deverá ter o retorno do vereador Jairo Zanatta como presidente, acontecerá na segunda-feira (13)
Foto: Eduardo Cover Godinho

Após 18 dias sem atividades no plenário Roberto Baldasso, visto o momento delicado que o mundo vive em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os 11 representantes do povo retornaram para mais uma sessão ordinária. Respeitando todos os protocolos de saúde, os vereadores, liderados pelo presidente Antônio José Pandolfo (PTB), apresentaram requerimentos escritos e verbais, debateram sobre auxílios financeiros o Hospital Manoel Francisco Guerreiro na aquisição de materiais e equipamentos médico-hospitalares para o enfrentamento ao vírus e ouviram as explanações na Tribuna do Povo, do engenheiro agrônomo da Emater/Ascar-RS, Antônio César Perin, sobre a economia e o setor primário guaporense. Na bancada progressista, a novidade foi a legisladora Itamara Franceschini que reassumiu a cadeira ocupada no mês de março pelo suplente Luciano Lisot (PP). A jovem permanecerá até o retorno do titular, vereador Adílio Pasini (PP).

Requerimentos

Sem explicações pessoais, os parlamentares guaporenses ocuparam o espaço dos requerimentos para, além de justificarem a apresentação, debater sobre os problemas que estão ocorrendo em Guaporé. O destaque ficou para o setor econômico, atingido em cheio pela paralisação das atividades industriais e comerciais. Foram cinco os requerimentos, dos vereadores Valter Mann (PT), Itamara Franceschini e Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhammad (PP), encaminhados para a Mesa Diretora. Destaque para o pedido de Mann para que o Poder Executivo efetue o repasse de uma verba, com o orçamento da Câmara de Vereadores, à Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores para o combate à pandemia da Covid-19. Muhammad, na mesma linha, sugeriu o repasse de verbas do Poder Legislativo, destinada à Secretaria de Assistência Social e Habitação, para aquisição de cestas básicas para as pessoas autônomas que estão passando necessidades.

Tribuna do Povo

Perin, que ocupou o espaço como cidadão para apresentar proposições sobre economia e como engenheiro agrônomo da Emater para explicar a situação da agricultura no momento de estiagem, salientou que todos sairão perdendo. Porém, é preciso olhar para as tragédias com outro olhar, não o de vítima.

“É preciso dar um basta e aprender com as calamidades, sejam enchentes, secas ou pandemias. É chegada a hora de propormos algo novo, diferenciado para a questão da estiagem. É necessário buscarmos soluções sustentáveis e melhorarmos os programas já existentes como o Troca-Troca, Irrigação, Conservação de Solo, Mais Milho, entre outros. Bem como é importante termos juro zero para investimentos em fruticultura, oliveiras, horticultura, leite, apicultura, agroindústria, turismo e armazenagem de grãos”, salientou.

Perin ainda afirmou:

“O melhor de todos os seguros é, e continuará sendo, a diversificação”.

10ª sessão

A próxima sessão, que deverá ter o retorno do vereador Jairo Zanatta (MDB) como presidente, acontecerá na segunda-feira, dia 13 de abril, às 19h. Mais uma vez, respeitando os decretos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a atividade será de portas fechadas ao público, evitando assim aglomerações no plenário.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários