Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Guaporenses organizam-se para comemorar os 80 anos do Grêmio Esportivo Juventude

por Eduardo Cover Godinho

Grupo de apaixonados pelo futebol pretende homenagear os dirigentes e atletas com uma festividade no final do ano. Não descarta-se a reativação do clube

Fundado em 1941, o Grêmio Esportivo Juventude (GEJ) proporcionou grandes alegrias para a comunidade de Guaporé, em especial aos apaixonados pelo futebol, durante pelo menos quatro décadas. O “Azulão Guaporense” ou “Azulão da Baixada”, como era chamado, chegou a disputar a 1ª Divisão do Futebol do Rio Grande do Sul. Há cerca de 40 anos o time não está mais ativo e somente as boas lembranças é que ainda são recordadas. Ex-jogadores e desportistas da “Capital da Hospitalidade” começaram um movimento para, quem sabe no futuro, reativar o Juventude.

Na noite da quinta-feira, dia 22 de julho, no auditório da Casa da Cultura, parte do grupo esteve reunido para dar os primeiros passos. A proposta para 2021, data de comemoração de 80 anos de fundação, é prestar uma homenagem para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram com a rica história do “Azulão Guaporense” dentro e fora das quatro linhas. Uma partida comemorativa e um almoço/jantar de confraternização, caso haja possibilidade de aglomeração em virtude das medidas sanitárias e de segurança contra a Covid-19, estão no cronograma.

“Queremos reunir ex-dirigentes, membros que fizeram parte da comissão técnica e ex-jogadores para homenageá-los. É uma forma que encontramos para prestar nossos agradecimentos para aqueles que levaram o nome de Guaporé ‘além fronteiras’ e proporcionaram muitas alegrias no Estádio Ernesto Dorneles, o Campo do Juventude. Infelizmente, muitos não estão mais entre nós, mas, de uma forma ou outra, serão lembrados”, disseram os organizadores do movimento que deverão realizar um novo encontro na segunda-feira, dia 26 de julho, para alinhar alguns detalhes.

Um dos entusiastas do esporte guaporense, Dr. Nereu Alberto Tramontina, salientou no encontro que as memórias do Juventude, em partidas épicas contra grandes forças do futebol gaúcho, nunca serão esquecidas.

“Boas lembranças o Juventude traz para Guaporé. Infelizmente não tivemos uma sequência, mas, quem sabe no futuro a comunidade não possa reviver os grandes jogos”, destacou Dr. Nereu que apontou o duelo entre Juventude e Grêmio, em 12 de março de 1975, como um dos mais marcantes. A partida noturna inaugurava os refletores do Campo do Juventude e terminou com a igualdade numérica em 1x1.

A proposta do movimento que busca a reativação do Juventude é entregar uma camiseta, com desenho estilo retrô e o número 80, para os homenageados durante uma festividade ou uma partida amistosa. O confronto aconteceria no mês de dezembro, provavelmente dentro das comemorações dos 118 anos de emancipação político-administrativa de Guaporé. O Poder Público, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Desporto, apoia a iniciativa e colaborará com a atividade, dentro das medidas possíveis e legais.

Para recordar

1ª Diretoria do Juventude

Presidente: Oreste L. Camini

Vice: Moacyr Alcides Capponi

Secretário: Erzelino Bordin

Tesoureiro: Theolindo Vicari

2º Tesoureiro: Aldo Lunardi

Conselho: Abel Bresolin; Alberto Púperi; Sótero Caio Perira;

Técnico: João Pedro Barrionuevo

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais