Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Revitalização: Última etapa do projeto da Avenida Scalabrini contempla paisagismo e arborização

por Eduardo Cover Godinho

O objetivo do calçadão, como ficou conhecido, é permitir maior comodidade, conforto, trânsito para pedestres, área ao ar livre para usufruir do setor gastronômico

Prossegue de forma acelerada a revitalização da área central de Guaporé com a modernização da Avenida Scalabrini, prevendo ampliação da área de calçada para apoiar o comércio e restaurantes locais. O objetivo do calçadão, como ficou conhecido, é permitir maior comodidade, conforto, trânsito para pedestres, área ao ar livre para usufruir do setor gastronômico, dando ares ainda mais turísticos para a Capital da Joia e da Confecção, ponto de chegada e partida do Trem dos Vales. "Precisamos ter o olhar ousado, visionário e que contemple toda a potencialidade de nossa cidade. O turismo vai ter um grande salto pós-pandemia, e estaremos prontos para esse novo tempo com atendimento e infraestrutura exemplares. Os transtornos de hoje serão totalmente superados pelos múltiplos benefícios para toda a comunidade num futuro próximo ", diz o secretário de Turismo, Odacir Toldi.

Paisagismo

A Avenida Scalabrini, entre a Manoel Francisco Guerreiro e Júlio Campos não terá o fluxo de veículos interrompido. O trecho terá um estreitamento, com vagas para estacionamento em recuo, além de completo paisagismo. A retirada das árvores do local, embora tenha levantado questionamentos da comunidade, foi amplamente planejada de modo a manter a cidade verde, tornando-se referência como cidade sustentável. "No mês do Meio Ambiente mais de mil árvores serão plantadas, e a substituição das caneleiras da área central está autorizada pelos órgãos ambientais e justificada pela necessidade de segurança" disse o prefeito Valdir Fabris.

As caneleiras retiradas serão substituídas por Extremosas, mantendo o verde no local. O paisagismo ainda contempla canteiros verdes deixando a natureza ainda mais em evidência.

O nivelamento das ruas e a necessidade urgente de retirada da antiga tubulação prejudicou as raízes das caneleiras, que também apresentavam perigo de queda.

Por não serem árvores nativas, podem ser substituídas por espécies indicadas para calçadas e redes de tubulação.

Consta em Ata do Conselho Municipal de Meio Ambiente que as caneleiras em situações de risco e comprometimento podem ser retiradas e substituídas.

Além disso, o Governo Municipal levou em conta os pedidos da Segurança Pública para a substituição das árvores por outras que não prejudiquem a visibilidade do sistema de vídeo monitoramento, muito comprometido em alguns pontos.

Com a substituição, aumenta-se também a quantidade de vagas para estacionamento.

"Estas situações foram avaliadas e levadas em conta no projeto pela Administração para a execução de uma obra que deixará nossa Guaporé ainda mais bela e organizada, mantendo a referência de cidade verde e sustentável" finaliza Toldi.

A verba total do Governo Federal é de cerca de R$ 490,19 mil, com pequena contrapartida do Município que também auxilia, dentro das regras previstas, em alguns serviços para conclusão da pista de rolagem, calçadas, estacionamento e paisagismo.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais