Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tenente Adriano Thomazi assume comando do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Após 16 anos em Encruzilhada do Sul, oficial apresentou-se no final do ano para um novo desafio em sua vida

Foto: Divulgação

Responsável por uma área de 11 municípios que incluem, por exemplo, São Domingos do Sul e Santo Antônio do Palma, o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), de Guaporé, conta com um novo comandante. Assumiu o quartel, ao término do mês de dezembro de 2021, o 1º Tenente Adriano Thomazi. O oficial, que formou-se no Curso Básico de Administração Bombeiro Militar – Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil, substitui o sargento Marcelo André Rebello (sargento Rebello) que, ao longo de um ano e quatro meses, esteve à frente do 3º PelBM, sob reponsabilidade do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7º BBM). Apesar de deixar de ser o comandante do 3ºPelBM, o sargento Rebello permanece na atividade em Guaporé.

Com 43 anos, tenente Adriano é natural de Caiçara – região Noroeste do Rio Grande do Sul. Filho de Maria Helena Thomazi e Iliseo José Thomazi, atuou 16 anos, sendo 10 deles como soldado e seis como 1º sargento, no Grupo de Bombeiros Militar (4º GBM do 2º PelBM da 1ª Cia do 6º BBM) na cidade de Encruzilhada do Sul – região do Vale do Rio Pardo. Lá, marcou sua trajetória pela dedicação e o incansável trabalho nas mais diversas situações.

“Um lugar que me fez crescer muito como bombeiro. Comecei como soldado e, durante minha trajetória, cheguei ao posto de comandante. Ao lado dos colegas, buscamos sempre atender com agilidade todas as ocorrências. Triste por deixar a cidade que me acolheu com muito carinho, mas, por outro lado, muito feliz por crescer dentro do Corpo de Bombeiros Militar”, disse.

Para formar-se como 1º Tenente, o novo comandante passou por 991 horas-aula em ambiente virtual presencial que abordaram disciplinas como: Sistema de Comando de Incidentes; Administração patrimonial e financeira; Comunicação organizacional; Busca, salvamento e resgate; Tática de controle de incêndio; e Análise de Risco.

“Surgiu a oportunidade de subir mais um degrau na corporação e encarei esse desafio. Foram quatro meses de curso, após passar na prova que contou com mais de 100 candidatos para 25 vagas, sendo 50% por antiguidade e o restante por mérito intelectual. Estou muito feliz e será um privilégio comandar o Corpo de Bombeiros de Guaporé”, destacou.

O tenente Adriano, que apresentou-se à tropa no final de dezembro, afirmou que a estrutura do quartel do 3º PelBM é excelente, contando com dedicados profissionais, viaturas, equipamentos de proteção individual e materiais em ótimas condições para prestar um serviço de qualidade a quem necessitar.

“A comunidade de Guaporé e dos demais municípios atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar pode ter certeza que o grupamento está muito bem qualificado. O sargento Rebello, ao longo do seu comando, proporcionou aos soldados/sargentos treinamentos em todas as áreas de atuação. Em termos de viaturas e equipamentos, para atendimento de qualidade nas ocorrências, estamos muito bem. Há algo sempre a melhorar, mas aos poucos, e dentro das necessidades, vamos adquirindo”, disse.

Conforme o comandante, o 3º PelBM conta com 17 servidores que, ao longo dos 365 dias no ano, estão 24h horas por dia à disposição. O número de bombeiros não é o ideal para o quartel, mas o trabalho em conjunto, a união e a honra à farda tem feito a diferença. Para 2022, segundo o tenente Adriano, a expectativa é contar com um quadro de 20 profissionais.

“A visão do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar é que os pelotões cheguem ao número mínimo de 20. Acredito que, com a dedicação do comandante do 7º BBM o tenente-coronel Ricardo Mattei Santos, teremos a inclusão no quadro de mais três soldados ao longo do ano. Será um acréscimo importante que nos dará maior poder de ação em casos de urgência e emergência”, destacou.

Tenente Adriano espera estreitar laços no primeiro trimestre de 2022 com os Poderes Executivos e Legislativos dos 11 municípios sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Guaporé. O mais importante, segundo o comandante, é formar parcerias que possam beneficiar as comunidades quando houver a necessidade de atendimento das guarnições.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários