Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

12 Horas de Guaporé: após 30 anos, prova volta a ser disputada no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro

por Eduardo Cover Godinho

Largada acontecerá no sábado, dia 12, às 22 horas. Expectativa é de 40 carros de turismo e protótipos alinhados no grid

Os apaixonados pela velocidade estão eufóricos. Após 30 anos, o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, um dos mais belos do Brasil, será palco para uma prova de longa duração. Organizada pela Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), com chancela da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), as “12 Horas de Guaporé”. O evento movimenta a praça esportiva ao longo dos dias 11, 12 e 13 de março. Cerca de 40 carros de turismo e protótipos estarão alinhados no grid.

Telmo Júnior, diretor de velocidade em asfalto da FGA, piloto e organizador da prova, destacou a importância da volta das emoções das 12 Horas de Guaporé.

“Depois de 30 anos reeditaremos a prova em Guaporé. Conseguimos realizar este sonho graças ao envolvimento da diretoria da AGA e das equipes. É um início de ano promissor em Guaporé e temos a certeza que o automobilismo gaúcho em 2022 será coroado de muito sucesso”, disse.

Para a realização das 12 Horas de Guaporé, a diretoria da AGA esteve empenhada e cuidou de todos os detalhes. A organização, conforme o presidente Silvio Borges, esteve atenta a todos os detalhes e solicitações das equipes. O objetivo é proporcionar o melhor e, principalmente, segurança para todos aqueles que estarão proporcionando o espetáculo dentro e fora dos 3.080 metros de pista.

“Chegou o grande dia para todos aqueles que gostam da velocidade. Vê toda a estrutura que está montada no Autódromo e ter a certeza que estamos buscando fazer o melhor para as equipes e para o público que se fará presente nos enche de orgulho. Nos preparamos bastante para a prova que tem um significado diferente e um charme a mais”, afirmou Silvio.

Para acompanhar as provas, os apaixonados pela velocidade poderão adquirir ingressos e credenciais aos valores de R$ 20,00 e R$ 50,00, respectivamente. A comercialização é realizada no pórtico principal do Autódromo de Guaporé. O ingresso dá acesso as áreas externas como a do camping (Cabana do Radiador) e na reta principal. A credencial oportuniza o acesso, além da parte externa, a área dos boxes. Os sócios da AGA têm acesso liberado mediante a retirada do “passaporte” na secretaria da entidade. Um espaço reservado para eles, na parte social (piscinas), está à disposição.

História das 12 Horas de Guaporé

As edições anteriores da prova aconteceram nos anos de 1984 e 1992. A 1ª prova foi válida pelo Brasileiro de Marcas e contou com a presença dos principais pilotos do Brasil no grid. Os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, que correram na Fórmula 1, Ingo Hoffmann e Chico Serra participaram do evento. Após 9h02min de prova (que não chegou a 12 horas pois teve um período de bandeira vermelha devido à cerração) e 364 voltas, os cariocas Armando Balbi/Toni Rocha receberam a quadriculada com o Voyage #50 da equipe Refricentro, com os gaúchos Anor/Leonel Friedrich (Voyage) e Janjão Freire/Renato Conill (Oggi) completando o pódio. Já em 1992 a vitória foi dos gaúchos Carlinhos de Andrade/Victor Steyer/Paulo Bergamaschi, com o Opala #5 da MC Competições.

Horários e transmissões

As duas corridas do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, com envolvimento aproximado de 25 carros, serão às 14h e 17h30min. A largada das 12 Horas de Guaporé está prevista para às 22h, com a Summer Race e Endurance RS recebendo a bandeira quadriculada à meia noite e, seguindo a prova principal até às 10h da manhã do domingo. As emoções da velocidade na “Capital da Hospitalidade” serão transmitidas pelo canal Curva do S no YouTube (>youtube.com/curvadoS) e no Facebook das 12 Horas de Guaporé (>facebook.com/12horasdeguapore).

12 Horas de Guaporé

Programação:

Sábado, 12

Corridas Copa Classic:

14:00 - Largada corrida 1

17:30 - Largada corrida 2

12 Horas de Guaporé, Summer Race e Endurance RS:

22:00 - Largada

Domingo, 12

00:00 - Bandeirada Summer Race e Endurance RS

10:00 - Bandeirada 12 Horas de Guaporé

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários