Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

​Direitos da Pessoa com Deficiência: Aspectos Jurídicos e Legais

por Michele Lunardi

O convidado da noite é o Defensor Público Ricardo Girardello, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Defensoria Pública

Foto: Divulgação

Os direitos das pessoas com deficiência são normas e valores que buscam a proteção, o amparo e a inclusão das pessoas com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses direitos se baseiam no princípio da igualdade, em que todos devem ter condições de participação ativa na sociedade.

Nesse sentido, esses direitos lutam contra qualquer tipo de discriminação, ou seja, toda diferenciação, restrição ou exclusão baseada em deficiência. A discriminação impede que as pessoas com deficiência aproveitem e exerçam suas liberdades fundamentais e seus direitos humanos.

Para garantir esses direitos, primeiro precisamos conhecê-los, e nos tornarmos agentes que lutam pela inclusão.

A acessibilidade, por exemplo, é um direito vital para a pessoa com deficiência, pois ela é a garantia de que os outros direitos fundamentais poderão ser exercidos. Quando dizemos que algo é acessível, estamos dizendo que todos podem ter acesso a isso. Assim, a acessibilidade trata do acesso de todo e qualquer cidadão aos espaços e serviços públicos e privados da sociedade.

Fatores como a negligência, a pobreza, a falta de estrutura e recursos e a discriminação generalizada geram ambientes de segregação social, em que muitas vezes os direitos mais básicos acabam sendo negados. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência.

Esse é o importante tema da Live promovida pela UCS Guaporé, dia 30 de março, tendo como convidado o Defensor Público Ricardo Girardello, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Defensoria Pública e como anfitrião o Diretor da UCS Campus Guaporé, Francisco Salvagni.

A Live, aberta ao público pode ser acompanhada nos canais da UCS Guaporé: @ucsguapore no Instagram e no YouTube UCS Guaporé.

Dia 30 de março, às 18h. Acompanhe!

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários