Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

IPTU: Carnês estão sendo entregues em todas as residências

por Eduardo Cover Godinho

Desconto para quem pagar a vista é de 10%

Carnes estão sendo entregues pelos Correios
Foto: Divulgação

Os carnês do IPTU já estão chegando aos endereços dos contribuintes guaporenses. A entrega é de responsabilidade dos Correios, que deve encerrar o trabalho no final da próxima semana. De acordo com o secretário da Fazenda, Celso Fernando Grando, neste ano, há possibilidade de parcelamento em até quatro parcelas, com opção de pagamento em parcela única e obtenção de 10% de desconto.

“É vantagem para o contribuinte que puder pagar, aproveitar este desconto importante. Mas se precisar obter empréstimo ou entrar no limite para quitar à vista, lembramos que o melhor a fazer é parcelar”, explica. 

Quem optar por parcelar terá os vencimentos em 10 de abril, 12 de junho, 10 de agosto e 12 de outubro. Historicamente em Guaporé, 60% dos contribuintes aproveitam e quitam o IPTU em parcela única, beneficiando-se do desconto de 10%, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda. Poucos proprietários de imóveis urbanos deixam de quitar o IPTU. Os carnês podem ser quitados nas agências bancárias, Correios, lotéricas e na tesouraria da Prefeitura de Guaporé.

“A previsão é de arrecadarmos cerca de seis milhões e trezentos mil reais, com previsão também de R$ 400 mil de descontos resultantes do pagamento à vista”.

Desde 2013 até 2016 93% da população guaporense honra com seus impostos, a variação de inadimplência é pequena de ano a ano. Aqueles que não quitam seus carnês pagam multa e juros, sem falar que entram em dívida ativa, caso não haja pagamento.
O IPTU é um imposto que fica 100% em Guaporé. Em torno de 25% para a Educação, 15% para investimentos em saúde e 60% ficam em recursos livres, investidos em infra-estrutura e melhorias na cidade.

Em 2017 o IPTU foi reajustado de acordo com o IGPM, ou seja 7,19%. “Não houve aumento nenhum além da inflação”, explica o secretário. Quem não receber o carnê do IPTU até o final da próxima semana deve procurar a Secretaria da Fazenda, na Prefeitura Municipal, para retirada da segunda via.

Maiores informações podem ser obtidas no Setor de Arrecadação através do telefone (54) 3443.5646.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários