Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nova adutora de água bruta da Corsan será instalada em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Empresa MGM Serviços Técnicos, de Porto Alegre, começará as obras nos próximos dias

Com investimentos significativos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), empresa pertencente ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Gov/RS), os 26,1 mil habitantes de Guaporé, conforme estimativa populacional do IBGE 2021, contam com ansiedade os dias para o início de uma das mais aguardadas obras de infraestrutura da década. A nova adutora da Corsan, responsável por cada gota de água que entra nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, está prestes a ser instalada pela empresa MGM Serviços Técnicos, de Porto Alegre. A empresa venceu a licitação para a substituição do sistema de adução de água bruta do Rio Carreiro até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro São José.

O projeto da nova adutora DN 400 tem vazão estimada em 125 l/s, altura manométrica de 270 mca e extensão de 3.026 metros com os respectivos equipamentos de proteção. A tubulação que será instalada é composta por: FoFo DN 400 (568m em K9 JTE e 1.442 em K7 JGS), PVC DEFoFo DN 400 (952m) e aço DN 300 (64m). Os canos começaram a ser descarregados nas proximidades da Unidade da Corsan, em terreno alugado pela empresa MGM Serviços Técnicos. O canteiro para o controle da obra também está em execução.

Conforme Thiago Siqueira, engenheiro civil responsável pela instalação da nova adutora, para o início das atividades faltam apenas alguns detalhes, como as licenças ambientais para subtração da vegetação em um dos trechos, a chegada do restante dos canos de ferro e PVC, contratação de parte da equipe de colaboradores, entre outros.

“O projeto, que foi desenvolvido pela Corsan, propõe um trajeto para a nova adutora diferente. Será pela estrada e de fácil manutenção, quando houver a necessidade”, disse Siqueira.

A execução, pela complexidade e questões operacionais, salientou Siqueira, será em duas etapas. A 1ª entre a caixa de interligação e a ETA (trecho mais alto), 2ª corresponde ao trecho entre a Elevatória de Água Bruta (EAB) e a caixa de interligação (trecho mais baixo). O contrato prevê a instalação da adutora em seis meses. Porém, as dificuldades no terreno e as condições climáticas desfavoráveis poderão fazer com que o prazo possa ser estendido.

A Corsan

A adutora que conduz cerca de sete milhões de litros por dia para a Estação de Tratamento de Água (ETA) apresentou nos anos de 2018, 2019 e 2020 constantes problemas com ocorrências de vazamentos e rompimento. A tubulação, construída há cerca de sete décadas e com metragem aproximada de 2,5 mil metros, passa por propriedades privadas (terrenos) e impede que as mesmas sejam loteadas.

“É uma estrutura de aço carbono bastante antiga e está muito deteriorada. Nos últimos tempos, com ações pontuais executadas pela equipe de colaboradores, conseguimos minimizar os problemas de vazamento, entregando com normalidade e a qualidade de sempre a água em Guaporé”, disse o gerente da Corsan – Unidade Guaporé, Jorge Luís Dexheimer, afirmando que um dos maiores problemas verificados na atualidade é o “golpe de aríete”.

Sobre a nova adutora, o gerente Dexheimer destacou:

“É uma obra que estávamos aguardando há tempos. Após a confecção do projeto, licitação e toda a parte burocrática, nesse momento a empresa está depositando os materiais (tubos de ferro fundido e PVC). Cabe ressaltar que ainda não está em execução. Outros equipamentos, além da tubulação, serão instalados como linha de alívio, ventosa, câmera de manobra junto ao primeiro recalque. Felizmente, seremos contemplados com a instalação da nova adutora. Esperamos que tudo ocorra dentro do programado pela Corsan e pela empresa”.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais