Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lançadas oficialmente as “Comemorações Alusivas aos 80 Anos do Grêmio Esportivo Juventude”

por Eduardo Cover Godinho

Nova diretoria, liderada por Roberto Perin, homenageou personalidades que fizeram história no glorioso “Azulão da Baixada”

A noite do dia 1º de setembro de 2021 ficará marcada na história futebolística de Guaporé. Um grupo de 26 apaixonados, unidos com os ex-jogadores Gerson Taufer, Lauro Piva, Roberto Cover e Roberto Perin, reacendeu as esperanças de ver novamente o glorioso “Azulão da Baixada” brilhar nos gramados do Rio Grande do Sul. A cerimônia, nas dependências da Casa da Cultura com respeito às normas sanitárias preconizadas pelas autoridades no combate à Covid-19, lançou oficialmente as “Comemorações Alusivas aos 80 Anos do Grêmio Esportivo Juventude”. A agremiação, fundada em 2 de janeiro de 1941 e desativada há 37 anos, completa oito décadas e a promessa é da realização de uma festividade a altura do brilho que os diretores, membros das comissões técnicas e jogadores proporcionaram à grande família juventudina.

“80 anos se passaram desde sua fundação! Quantos craques, quantos grandes esquadrões, quantos clássicos, quantas rivalidades, quantas glórias e quantas histórias de vida foram escritas ao longo do tempo. Quanto esforço, quanto empenho, quanta dedicação, quanto amor em poder representar com orgulho a nossa querida e amada Guaporé. Quanta tristeza ao vermos o fechamento das atividades do Juventude na década de 1980. Quantas louváveis tentativas de retorno, sempre esbarrando em enormes obstáculos”, destacou o protocolo.

No evento, integrantes da nova diretoria, além de apresentar um vídeo institucional contando de forma sintetizada a história do Juventude, homenagearam algumas personalidades municipais e “figuras lendárias” que colocaram a agremiação no maior patamar do futebol gaúcho. Destacou-se, o símbolo de raça, dedicação e disciplina dentro e fora das quatro linhas: Mário Antônio Marocco. Por 17 anos, Marocco foi mais do que um jogador, foi comandante, carregando a braçadeira de capitão com extremo merecimento.

“A diretoria, por tudo o que significou para a história do glorioso Juventude, confere o título de ‘Capitão Benemérito do Grêmio Esportivo Juventude”.

Com lágrimas nos olhos, Marocco, homem de vida pública, destacada em Guaporé, recebeu das mãos do presidente Perin um quadro com a braçadeira que oficializa o merecido título. Além do eterno zagueiro, o saudoso Sadi De Rossi, massagista, roupeiro, zelador do Estádio da Baixada, pintor, engraxate, entre outras tantas atividades, foi lembrado. A lenda, com uma história rica de amor e lealdade, foi representada pelas filhas Rosmeri e Rosane que receberam do 2º vice-presidente Cover, uma camiseta.

A noite também foi de fortes emoções para representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, de entidades esportivas e ex-presidentes. Receberam o carinho e uma camiseta comemorativa aos 80 Anos do Juventude as seguintes personalidades: Valdir Carlos Fabris (prefeito de Guaporé); Adalberto Bastian (vice-prefeito de Guaporé); Odacir Toldi (secretário de Turismo, Cultura e Esporte); Valcir Antônio Fanton (presidente da Câmara de Vereadores de Guaporé); Ezequiel De Lima (presidente da AGE); Mário Antônio Marocco (atleta símbolo e “Capitão Benemérito” do Juventude); Dr. Nereu Alberto Tramontina (ex-presidente do Juventude e apoiador); Nelson Argemiro Frizon (ex-presidente do Juventude); Dr. Roberto José Lahude (ex-presidente do Juventude); Domingos Gregianin (ex-presidente do Juventude); Júlio Cesar Zanon (ex-presidente do Juventude); Heitor Girelli (ex-presidente do Juventude); Vanius Polita (ex-presidente do Juventude); Paulo Rodrigues (último presidente do Esporte Clube Independente); e Clóvis Camini (filho de Oreste Luis Camini, primeiro presidente do Juventude). Alguns, por motivos particulares, não puderam se fazer presentes.

Dr. Nereu, em seu pronunciamento, transmitiu algumas experiências vividas durante sua colaboração do Juventude.

“É com emoção muito grande no coração que a gente vive esse momento que, sinceramente, pensei que nunca mais iria viver. São 37 anos de silêncio, mas a chama ficou e nós nos orgulhamos muito em poder tentar acendê-la de novo. São milhares de histórias que transformaram vidas. Estas, diretores e comunidade, não podem ser perdidas. Peço para que organizem, além das festividades, um livro para o resgate da belíssima história do Juventude. Parabéns a todos os integrantes que, com os pés no chão, deram o pontapé inicial para revivermos as emoções do “Azulão da Baixada”, destacou.

A solenidade relembrou os antigos e apresentou os novos uniformes com um desfile realizado por atletas da ativa do futebol da cidade e região. Camisetas de época, inclusive do maior rival Esporte Clube Independente (Leão da Montanha), foram expostas. Visivelmente emocionado pelo sucesso do momento, o presidente Perin salientou que o “gigante adormecido” acordará do sonho e voltará a brilhar.

“80 anos do Juventude não poderiam passar em branco. Há um ano estamos nos reunindo e planejando essas festividades que irão marcar a história de Guaporé. Quando bati na porta destes 26 apaixonados pelo futebol para que fizessem parte, recebi somente mensagens positivas e nenhum ‘não’. Sei que a responsabilidade é grande, mas vamos plantando semente por semente para que possamos alcançar nossos objetivos”, disse Perin que agradeceu os patrocinadores e os Poderes constituídos em Guaporé pelo apoio.

Fanton, presidente da Casa Legislativa, parabenizou o empenho de cada um e colocou-se à disposição para contribuir na construção de mais 80 anos de história.

“Vocês plantaram uma semente e, com certeza no futuro, vamos colher bons frutos. Festejar 80 anos é comemorar uma vida de muitas glórias, alegrias e, por vezes, tristezas. Diretores, membros das comissões e jogadores, com muito esmero, se dedicaram ao longo do tempo. Só tenho que agradecer pelo convite e desejar sucesso a todos”, destacou.

O prefeito Fabris, que nas décadas de 70 e 80 fez parte do Juventude como presidente e jogador, afirmou que o Poder Público estará ao lado da diretoria.

“Fico feliz em estar prefeito de Guaporé. Todo o apoio que precisarem da Administração Municipal para recomeçarmos a história do Juventude, vocês terão. Esse é o meu compromisso. Que alegria poder contribuir novamente com essa agremiação. Parabéns para todos que fizeram e farão história. Quero estar, não junto com vocês, mas ao lado. Vamos mostrar que podemos recuperar um passado glorioso dentro e fora das quatro linhas”.

Amistoso

No lançamento dos 80 Anos do Juventude, a diretoria, juntamente com o Consulado do Grêmio e Associação dos Gremistas de Guaporé (AGG), através do conselheiro Fábio Moroni, divulgou o adversário da partida amistosa do dia 11 de dezembro. Atletas do Grêmio, das equipes de transição, estarão duelando contra o combinado da “Capital da Hospitalidade”. O confronto acontecerá no Estádio General Ernesto Dorneles (Campo do Juventude ou Estádio da Baixada). Outros eventos estão programados até o final de 2021.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais