Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Guaporense prepara-se para a Meia Maratona de Porto Alegre, Volta da Pampulha e São Silvestre

por André Fabio Bresolin

“A exigência é maior, bem maior. Passei a correr longas distâncias e os treinamentos ficaram mais intensos”, disse.

Guaporense de 28 anos participou de uma das mais tradicionais provas do Brasil: a Corrida de São Silvestre

Destaque no Rio Grande do Sul em corridas de rua de curta distância, ou seja, de 3 e 5 quilômetros, o guaporenses Ronaldo Piuco, 28 anos, participou no “apagar das luzes” do mês de dezembro de 2018, de uma das mais tradicionais provas do Brasil: a Corrida de São Silvestre. Com o tempo de 58’04”, o atleta concluiu a participação na posição de número 138 no geral e em 16º na categoria 25 a 29 anos. Piuco tomou gosto pelas provas de média distância e, com incentivo do treinador Martin Luis Tag, amigos e patrocinadores, decidiu mudar os treinamentos e buscar algo a mais na modalidade.


Ele, a partir de agora, está engajado na conquista de títulos e bons resultados em provas de 10 km, 15 km, 18 km e até de meias maratonas (21,1 km). A preparação física, segundo Piuco, mudou radicalmente e o foco em 2019 é a participação na Meia Maratona de Porto Alegre, São Silvestre (São Paulo) e na Volta Internacional da Pampulha (Belo Horizonte/Minas Gerais), além das tradicionais corridas do Circuito dos Vales.

“A exigência é maior, bem maior. Passei a correr longas distâncias e os treinamentos ficaram mais intensos. Os ‘tiros’ são mais longos e a velocidade aumenta a cada passada. Não dá para relaxar e o foco é constante. As três provas são rápidas e os percursos, com distâncias bem variadas e em terreno plano, são técnicas e extremamente rápidas. Tenho como objetivo obter bons resultados na Meia Maratona em Porto Alegre, na Volta da Pampulha e estudo participação na São Silvestre. É bem provável que vá nas três, mesmo com a proximidade das datas das duas provas do Sudeste”, disse.

A Volta Internacional da Pampulha, com um percurso agradável de 18 km percorrendo uma das mais belas regiões da capital mineira (entre as atrações está o traçado da catedral projetada por Oscar Niemayer), está marcada para o dia 8 de dezembro, enquanto a São Silvestre (percurso de 15 km) ocorre no dia 31 de do mesmo mês. A Meia Maratona de Porto Alegre, o qual Piuco já está inscrito, acontece no começo do mês de junho.

“São eventos que reúnem os melhores corredores do país e do mundo. Meu objetivo não é vencer, até porque ainda não estou no nível dos atletas de ponta. Porém, procurarei superar meus limites e pretendo andar na casa dos 3’20” até 3’30”min a cada mil metros. Não é impossível. Estou me preparando, não só fisicamente, mas psicologicamente, para conseguir atingir a meta proposta. Espero continuar contando com o carinho e o apoio dos guaporenses. São eles, assim como minha família, a fonte de inspiração a cada treino e cada prova”, afirmou.

Os organizadores da XXI Volta Internacional da Pampulha, bem como da São Silvestre e Meia Maratona de Porto Alegre, ofertam aos competidores, além do kit atleta, apoio médico, acessos, hidratação e lanches. Há excelente premiação em dinheiro aos melhores corredores e as corridas são transmitidas pelos principais canais de esportes do Brasil.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação 
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais