Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Profissionais da Educação Infantil participam de importante encontro

por Eduardo Cover Godinho

Tema do encontro é: Metodologias de Prevenção à Violência Sexual para Crianças

Atividade acontece na Sociedade XV de Novembro
Foto: Divulgação

A infância, na modernidade é o tempo da vida dedicado à formação e à preparação para a fase adulta. Como espaços de socialização, as crianças têm, além da família, a escola e os grupos de pares (colegas, companheiros, amigos). Nesse novo contexto, e para a tranquilidade dos pais a escola passa a assumir um lugar muito importante no desenvolvimento cognitivo das crianças, além disso, políticas públicas de proteção à criança tornam-se cada vez mais importante nesse novo contexto, pois a fragilização familiar leva a uma fragilidade maior nos direitos das crianças.

Frente a isso, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação e Educação com o apoio da Secretaria de Saúde, do Ministério Público e Judiciário estão sensíveis a este tema tão significativo, por isso a importância da realização do trabalho em rede, pensando estratégias para que os profissionais estejam preparados para atuar na prevenção contra a violência sexual em nosso município.

Será um dia de muito trabalho. De conhecimento. De informação. De prevenção. Mais um curso de formação, resultado da preocupação das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde em oferecer mais que a grade curricular em cada sala de aula. A preocupação em criar um ambiente de proteção e garantia de cada um dos direitos das crianças e adolescentes. 

Caroline Arcari é pedagoga, especialista em educação sexual pelo Cesex e Mestre em educação sexual pela Unesp. Presidente do Instituto Cores e diretora da Escola do Ser. Seu trabalho junto à instituição já formou mais de 15 mil educadores cujos projetos beneficiaram mais de 250 mil alunos da rede pública desde 2006, recebendo prêmios do Ministério da Saúde e Unicef. Consultora na área de Educação Sexual e Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil, já escreveu e concedeu entrevistas para revistas conceituadas da área como Nova Escola, Pátio e outras. É autora do livro Pipo e Fifi, obra premiada pela Secretaria de Direitos Humanos, Fundação Abrinq, Save The Children e Cesmemi Portugal.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários