Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Guaporé fecha semestre com dados positivos no emprego formal

por Eduardo Cover Godinho

Nos primeiros seis meses de 2017, Observatório do Trabalho da UCS contabiliza 136 pessoas a mais com carteira assinada no mercado

O município de Guaporé conseguiu fechar o primeiro semestre de 2017 com saldo positivo na geração de empregos formais. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e compilados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS). De acordo com os números, nos primeiros seis meses do ano, 136 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos na cidade. Os dados não contabilizam trabalhadores autônomos ou os “bicos”, muito adotados como renda extra. Não estão registrados os colaboradores que estão atuando dentro das empresas, de forma ilegal, para que o empregador analise sua situação e se poderá contratá-lo em definitivo.

A contabilidade nos registros, segundo Lodonha Maria Portela Coimbra Soares - coordenadora do Observatório do Trabalho, expõe ainda um dado preocupante. Nos últimos 12 meses, as empresas demitiram mais do que admitiram em Guaporé. O saldo é de 183 vínculos de trabalho encerrados. O setor que mais fechou postos foi o da Indústria de Transformação com 232 vínculos encerrados. Dados negativos também foram registrados na Construção Civil e na Agropecuária. Nesse mesmo período, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o do Comércio, com 42 vagas criadas, seguido pelos Serviços com 20.

 

Em junho

No mês de junho, novamente o município de Guaporé registrou dados positivos na empregabilidade com carteira assinada. Foram admitidos 278 empregados, contra 260 demitidos. O saldo é de 18 postos de trabalho abertos. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o da Construção Civil, com 23 vínculos a mais, seguido pelos Serviços, com 16 vagas criadas. O único setor que fechou postos de trabalho no período foi o da Indústria de Transformação, com 34 vínculos encerrados.

A Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal, divulgada pela equipe do Observatório do Trabalho, abrange as cidades de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Veranópolis e Vacaria. Os dados são divulgados mensalmente.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais