Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Atividades tradicionalistas em meio à pandemia

por Letícia Brignol

Ricardo Pan Bordignon, instrutor de danças tradicionais de Guaporé fala sobre andamento das atividades e a esperança de retorno

Foto: Divulgação

Assim como muitos segmentos abalados pela pandemia de Covid-19, os Centros de Tradições Gaúchas sentiram os impactos da paralisação tanto no aspecto econômico, quanto cultural. Sem eventos, sem rodeios, sem as tradicionais jantas e sem ensaios, as atividades são praticamente inexistentes.

No começo de 2021, quando os números estavam mais amenos, houve um retorno dos ensaios das invernadas artísticas, porém com o agravamento da situação, foram suspensos novamente. O instrutor de danças tradicionais Ricardo Pan Bordignon fala sobre o possível retorno gradativo dos trabalhos:

“Aqui em Guaporé nós já temos os protocolos sanitários prontos e a previsão é que as atividades retornem no mês de agosto com todos os cuidados, uso de máscara, espaçamento, sem danças em pares. Na cidade de Nova Bassano onde também trabalho já retornou há dois meses”, diz Bordignon.

Ricardo destaca que no ano de 2020 não houve a realização da Semana Farroupilha e, com a aproximação do mês de setembro, a perspectiva é de que mais um ano passe sem as tradicionais festividades. Entretanto o retorno dos ensaios é uma esperança para os integrantes dos CTGs da cidade.

“A gente sente que o pessoal está ansioso pela volta, não querem mais ficar em casa, ninguém aguenta mais. Por isso, dentro de todos os cuidados necessários, desejamos retornar com as atividades o mais breve possível”, comenta.

A realização dos eventos é extremamente importante para os cofres das entidades e a falta deles fez com que tivessem de se reinventar e investir nos drives-thru. A venda de refeições como massa, churrascos, feijoada e carreteiro no modelo pegue e leve tem ajudado a manter a renda desses Centros de Tradições que, apesar de não terem atividades no momento, permanecem com as despesas básicas.

Enart, Juvenart, Festmirim e até mesmo ações menores como os rodeios regionais, jantares e bailes são importantes para os cofres não somente das entidades, mas também para todos aqueles envolvidos com o segmento como equipes de som e luz, de estruturação em geral, diversas empresas do ramo alimentício, barraquinhas de cachorro-quente, pastel e comidas rápidas normalmente consumidas em eventos. Muitos dependem da chamada aglomeração, justamente, o que deve ser mais evitado no momento.

Movimento Tradicionalista Gaúcho

Recentemente aconteceu a troca da diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris foi eleito como presidente da entidade. Nessa nova formação, Ricardo Pan Bordignon foi designado para a função de Diretor de Danças Tradicionais Força B do Enart. “Feliz de receber este convite para dirigir este palco de Força B que merece há bastante tempo um olhar diferente. Desta vez foram definidos dois diretores um para Força A e outro para B. Então vamos contribuir para a edição que ainda não sabemos como vai ser, e claro, deixar um legado para as próximas, para que tenham também essa sensibilidade”, afirma o instrutor.

Segundo Ricardo, ainda está muito incerta a questão da realização do Enart ou qualquer outro evento do gênero, mas ele destaca que o presidente do MTG, Savaris, quer promover algo, ainda sem definir o que ao certo, mas tem a ideia de realizar algo no Parque da Oktoberfest onde o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha acontece.

A esperança de Ricardo e de todos os tradicionalistas é que as atividades possam retornar, com toda segurança necessária, seguindo todos os protocolos sanitários e o quanto antes. Na foto, podemos ver um registro de janeiro deste ano, em um período mais ameno da pandemia, onde os ensaios retornaram.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais