Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Bancadas do MDB e PDT apresentam projeto sugestão para inclusão de conteúdo tradicionalista na Rede Pública Municipal

por Eduardo Cover Godinho

Ensinamentos aos estudantes deverão abranger os aspectos históricos, artísticos e folclóricos da tradição gaúcha

Foto: Divulgação

Com apoio de tradicionalistas, muitos deles que reverenciam diariamente a cultura e os costumes vividos no Rio Grande do Sul, o vereador Jonas Agosti (MDB), juntamente com o colega da bancada Ari Paesi e os pedetistas Fernanda Debona Baldin e Gilson Dai Pra, apresentaram durante a 41ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, de Guaporé, um projeto sugestão para incluir conteúdo sobre a “Cultura Tradicionalista Gaúcha” nas aulas ministradas nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino. A convite dos parlamentares, se fizeram presentes no plenário Roberto Baldasso, os patrões dos CTGs Os Desgarrados Alex Pandolfo, Última Tropeada Verno Fritzen e a representantes da Companhia de Artes Caripaiguarás, Lourdes Pandolpho Zortéa.

Segundo Agosti, o projeto, encaminhado ao Poder Executivo para análise, tem como objetivo despertar nas crianças e adolescentes, de uma forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha, promovendo uma série de atividades, resgatando a cultura gaúcha e a história.

“A iniciativa de estimular o ensino da cultura do nosso estado na Rede Municipal de Ensino vai provocar inúmeras mudanças positivas no comportamento dos alunos. Assim as crianças e adolescentes terão seus hábitos, seus valores e suas reações emocionais permeados pela cultura do Rio Grande do Sul”, destacou.

As escolas, conforme a justificativa do projeto Sugestão, deverão desenvolver oficinas, rodas de conversação, mostras culturais, tertúlias gaúchas, danças, cantos, poesias, atividades de campo, entre outras, que possibilitam aprofundar seus conhecimentos sobre as manifestações artísticas, culturais e intelectuais.

“Objetivamos resgatar e fazer renascer os hábitos, costumes, culinária e indumentárias gauchescas, bem como disseminar a cultura e os costumes do estado, por meio da oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura, artes, esportes e na sociologia objetivando a consolidação dessa cultura na educação. Queremos que a Administração Pública faça parcerias com entidades tradicionalistas, filiados e não filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), bem como órgãos federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil pública ou privada, incentivando a capacidade de inovação, incrementando o surgimento de novas atividades”, disse Agosti.

A proposta contribuirá com a “Base Nacional Comum Curricular” e o Referencial Gaúcho.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários