Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Guaporense publica livro sobre criação racional de abelhas nativas sem ferrão

por Eduardo Cover Godinho

Após três anos de pesquisas e estudos, professor Rubie Giordani lançou livro que apresenta a importância das abelhas e as vantagens da “Meliponiculura”

Capa do livro sobre a criação racional de abelhas nativas sem ferrão
Foto: Divulgação

Há 10 anos o professor de matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola, de Guaporé, dedica-se, além das atividades educacionais, à escrita. É nas horas vagas que Rubie José Giordani entra no escritório em sua residência e transforma-se em escritor. Em uma década, o guaporense publicou 14 livros que vão desde contos de romance, poesias, matemática financeira, à operacionalidade das calculadoras, física, gestão das finanças pessoais, entre outros.

A obra mais recente, lançada há dias e disponível para aquisição no Clube de Autores, volta-se para à conservação ambiental e proteção. Giordani, com formações na UPF (Passo Fundo), IEFS/Campus Colatina (Espírito Santo), IFRS/Campus Bento Gonçalves e na Faculdade Integradas de Jacarepaguá (Rio de Janeiro), publicou a obra intitulada “Criação racional de abelhas nativas sem ferrão: Meliponicultura”.

“A publicação de livros começou como um hobby há mais de uma década e também por uma necessidade de guardar, para futuras consultas (manuais), informações que julgava importantes no dia-a-dia. Tomei gosto e não parei mais. Para a conclusão do livro das abelhas, foram três anos de pesquisas e estudos, centenas de fotos, anotações e muita observação sobre o comportamento delas nas colmeias. Inclusive, ao longo deste caminho, o projeto foi desenvolvido na Escola Agrícola e recebeu destaque no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019”, disse.

O escritor afirmou que, ao longo dos três anos, leu diversas publicações sobre o tema, realizou cursos, participou de seminários e conversou com outros meliponicultores.

“Humildemente, compartilho meus estudos, acertos e erros, fotos e a certeza de que estou fazendo a minha parte para a preservação de algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão”.

O livro, no formato A5 (148x210), possui 176 páginas com um rico texto sobre a meliponicultura que, nada mais é do que a criação racional de abelhas nativas sem ferrão – as abelhas mirins. É a garantia da preservação da espécie responsável pela polinização e, consequentemente o aumento da produção de alimentos para o ser humano.

“O livro apresenta a importância das conhecidas abelhas mirins na natureza e as vantagens da Meliponicultura. Destaca a anatomia das abelhas, sua divisão em castas, ciclo de vida e nidificação. Cita a legislação referente à Meliponicultura e indica as maneiras ecologicamente corretas de obtenção de colônias para iniciar a criação das abelhas em caixas racionais”, destacou o escritor.

Conforme Giordani, a obra mostra a produção das incansáveis abelhas e evidencia as propriedades nutricionais e terapêuticas do mel nativo.

“Dá dicas de como construir e manejar um meliponário, bem como os cuidados necessários para obter sucesso no início da atividade, seja para fins comerciais ou como hobby”.

O livro sobre as abelhas sem ferrão e a meliponicultura, assim como as outras 13 obras de autoria de Rubie Giordani, pode ser adquirido no site Clube dos Autores (>www.clubedeautores.com.br). Para localizá-lo, basta digitar o nome do autor ou o título do livro (Criação racional de abelhas nativas sem ferrão: Meliponicultura) no campo pesquisa. Além do livro físico, há possiblidade tê-lo na versão digital (e-book). Há possibilidade de ver todas as obras publicadas pelo guaporense, bem como uma sinopse de cada uma delas, acessando o site https://rubieautor.blogspot.com/p/blog-page_28.html.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais