Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

ANTT autoriza viagens do projeto “Trem dos Vales” na Ferrovia do Trigo

por Eduardo Cover Godinho

Estão previstos, conforme destaca a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), 22 passeios entre Guaporé e Muçum e 12 entre Colinas e Roca Sales

EF-497, a famosa Ferrovia do Trigo, conta com um dos maiores viadutos férreos do mundo - o Viaduto do Exército, também conhecido como V13
Foto: Amturvales Divulgação

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a empresa Rumo Logística, comemoram mais um passo importante dado em busca da retomada gradual do turismo, através da linha férrea, no Vale do Taquari. Na terça-feira, dia 25 de agosto, o Governo Federal, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, diversas autorizações de prestação do serviço de transporte ferroviário de passageiros de caráter não regular e eventual, com finalidades comemorativas, para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O “Trem dos Vales”, com duas rotas previstas para os meses de outubro e novembro, está com as viagens liberadas. Os trechos Guaporé/Muçum e Colinas/Roca Sales estão habilitados e os turistas terão a oportunidade de se encantar com as belíssimas paisagens proporcionadas ao longo da “Ferrovia do Trigo – EF 497”. Conforme o programado pela Amturvales, de 17 de outubro a 8 de novembro, dias 17, 18, 21, 23, 25, 28, 30, 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, serão 22 viagens entre Guaporé e Muçum (ida e volta) que contemplam, em cerca de 45 Km, um trajeto com paisagens naturais exuberantes, 21 túneis e 15 viadutos, entre eles o Mula Preta, Pesseguinho e o do Exército (V13). As partidas de Guaporé serão às 9h e de Muçum às 14h. Entre Colinas e Roca Sales os 12 passeios serão nos dias 6, 7 e 8 de novembro.
“O ‘Trem dos Vales’, sem sombra de dúvidas, é incrível. Passeio, destacado pelos próprios integrantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, como o mais bonito do Brasil”, disse o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart.
A expectativa é que o lançamento oficial do projeto “Trem dos Vales” aconteça na primeira quinzena do mês de setembro. A organização deverá anunciar os valores dos pacotes disponíveis para os dois roteiros e as medidas de segurança e sanitárias que serão tomadas no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19). Todas as informações serão divulgadas na rede social (Facebook) da Amturvales.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários