Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Polícia Civil lança aplicativo de alerta sobre golpes

por Camila Agostini

Inicialmente, app só está disponível para sistema Android

Foto: Reprodução Polícia Civil

Usuários do sistema Android já podem fazer o download para celular do novo aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil, o PC Alerta!. Por enquanto disponível apenas no Play Store, o app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais lançada pela Divisão de Comunicação Social da instituição em junho deste ano. Os 15 golpes mais aplicados pelos estelionatários têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo.

Golpes como o da extorsão sexual e da clonagem de cartões bancários estão entre os destaques do aplicativo. No primeiro caso, as vítimas, geralmente homens solitários, são seduzidas por meio de um perfil falso em uma rede social. Convencidos a trocar fotos íntimas com o estelionatário, que, até então, assume a identidade de uma mulher jovem e bonita, passam a ser chantageados após a troca de imagens. As ameaças vão desde vazar as “nudes” na internet a enviar para familiares da vítima.

A clonagem de cartões bancários, por sua vez, tem como principal alvo os idosos. A vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária de que seu cartão foi clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e informa que um motoboy irá até ela para recolher o cartão e fazer o cancelamento do mesmo. Só que o motoboy é, na verdade, comparsa do estelionatário.

O lançamento do aplicativo faz parte das ações para reverter um preocupante indicador de criminalidade do Estado. De janeiro a outubro de 2020, os indicadores de estelionato cresceram 127% em comparação com o mesmo período de 2019.

O aplicativo na versão web pode ser acessado no endereço https://applink.com.br/pcalerta, com as mesmas funcionalidades disponíveis na versão para Android.

Empenhada em difundir o novo aplicativo para o maior número de usuários possíveis, a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, prevê, para breve, a disponibilização do aplicativo para o sistema iOS, da Apple, numa segunda fase de lançamento.

Texto: Ascom Polícia Civil / Edição: Secom

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais