Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Encenação de assalto a banco e a uma empresa de transporte de dinheiro ocorre nesta madrugada (27), em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Treinamento será liderado pela Brigada Militar (BM). Intuito é se proteger contra eventos de mega-assalto, como ocorreu em Criciúma (SC) no ano de 2020

Foto: Divulgação

Caxias do Sul será palco de uma simulação de assalto a banco e a uma empresa de transportes de dinheiro na madrugada desta quarta-feira (27/04). O evento vai mobilizar as forças de segurança estaduais e federais a partir das 2h, com duração prevista para até às 4h. O treinamento vai ocorrer nas sedes do Setor de Retaguarda e Tesouraria (Seret) do Banco do Brasil e da empresa Prosegur, na área central do município. Por isso, as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, da Treze de Maio até a Dr. Montaury, sofrerão bloqueios. Terá ainda um momento de representação de um delinquente baleado.

A ação finaliza no distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde terá a encenação de uma fuga para a mata, com abandono de veículos, interpretada por policiais militares. Conforme o tenente-coronel Emerson Ubirajara, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, os moradores vão ouvir intensos barulhos de rojões, utilizados para simular explosões, além de munições de festim. Ele afirma que a população das localidades foi avisada durante a semana sobre a simulação, a fim de que não haja temor devido à capacitação.

O trabalho tem como base se proteger contra eventos como o mega-assalto em Criciúma (SC), onde cerca de 30 criminosos fortemente armados cercaram o perímetro central e levaram perto de R$ 125 milhões. Recentemente, Guarapuava (PR) também sofreu com a tentativa de cercamento da cidade para um mega-assalto. O tenente-coronel afirma que este fenômeno se denomina “tomada de cidades”. Diferente do “novo cangaço”, Ubirajara explica que esse tipo de roubo ocorre à noite, com ataques a quartéis e outros pontos de segurança dos municípios. A logística é muito maior, com alto número de criminosos envolvidos portando armas de grosso calibre.

Participam do treinamento o 12º BPM, do 4º Batalhão de Choque e de batalhões de municípios próximos. Ainda terá a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Comando Rodoviário da BM, do Batalhão de Aviação, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, do Batalhão de Bombeiro Militar, da Fiscalização de Trânsito e do Samu.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais