Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Polícia Civil realiza operação contra “golpe do nudes"

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a Operação Alfarrábio, com objetivo de combater o “Golpe dos Nudes”.

Foram cumpridas 16 ordens judiciais, sendo 7 prisões preventivas e 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Alvorada, Canoas, Viamão, Erechim e Charqueadas; e, ainda, na Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Estadual de Canoas III e Colônia Penal Agrícola. Foram presas 6 pessoas preventivamente. Restaram apreendidos diversos cadernos com anotações sobre o golpe, telefones celulares, dentre outros objetos.

No caso investigado, partiu-se de informações advindas de diversas apreensões oriundas de casas prisionais, em que os criminosos, mediante anotações em cadernos, mantinham informações de vítimas, contas bancárias, textos de roteiros sobre o que falar às vítimas, quando se passavam por policiais, dentre outras informações sensíveis que tornam fidedigno o golpe.

Diante dos contundentes dados obtidos, aprofundaram-se as investigações, observando-se que a grande maioria dos golpes relacionados à extorsão sexual tem origem em casas prisionais, com o fundamental auxílio de partícipes dos crimes que recebem os valores que as vítimas pagam, seja para se livrar de suposta acusação do crime de pedofilia, seja para que a foto da vítima não seja compartilhada para familiares e amigos.

As investigações prosseguem e ao final do inquérito policial os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de extorsão e associação criminosa, de acordo com suas participações nos fatos apurados.

O Golpe dos Nudes

O crime conhecido como “Golpe dos Nudes” consiste, inicialmente, com o envio às vítimas de solicitações de amizade por redes sociais de mulheres jovens e atraentes para homens, geralmente de meia idade. Num segundo momento, via whatsapp, compartilham fotos íntimas, que serão utilizadas na extorsão.

A vítima, então, passa a receber ligações dos supostos pais da menina e/ou de falsos policiais civis (agentes e delegados de polícia), que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente. Na extorsão, os ditos “familiares” exigem valores para não denunciarem a vítima à polícia ou identificando-se como delegados, a exigência é para arquivar os supostos inquéritos.

Os golpistas, em alguns casos, reproduzem o ambiente de uma Delegacia de Polícia, com banners, camisetas, armas e insígnias da Polícia Civil, todas falsas, com intuito de dar veracidade ao golpe e conseguir extorquir o valor exigido das vítimas.

Dados Estatísticos

No período de 01 de janeiro à 15 de agosto de 2021, no Estado do Rio Grande do Sul, 87 pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão sexual, conhecido como “Golpe dos Nudes”.

Neste mesmo período, 24 pessoas foram presas, sendo que 12 permanecem recolhidas ao sistema prisional.

5 Dicas da Polícia Civil:

1. Desconfie de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que você não conhece;

2. Não converse por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos;

3. Não compartilhe fotos íntimas pela internet;

4. Lembre-se: pedofilia é crime!

5. Caso tenha sido vítima de algum golpe, procure a Polícia Civil e registre uma ocorrência policial.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais