Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Casos de violência contra a mulher crescem 14% no município de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Esse número representa, em média, nove mulheres agredidas por dia

Foto: Marcos Santos
Foto: Divulgação

Em Caxias do Sul, 1.643 casos de violência contra a mulher foram registrados no primeiro semestre de 2019, conforme dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Esse número retrata aproximadamente 274 ocorrências por mês, o que representa, em média, nove mulheres violentadas por dia.

Comparado ao ano passado, houve um crescimento de 14% nos casos de violência contra a mulher, quando foram registradas 1.437 ocorrências. Em entrevista, a delegada da DEAM, Carla Zanetti, atribui esse aumento na conta das campanhas de conscientização realizadas pelo órgão. “ (...) o aumento significa que nossas campanhas e as nossas falas em locais públicos tem mostrado que as vítimas estão procurando mais a gente para registrar (boletim de ocorrência)”, afirmou.

Carla ainda falou sobre os crimes mais comuns nesse ano. Segundo ela, as ocorrências se concentram, em sua maioria, na violência doméstica. “Os crimes mais comuns envolvendo violência doméstica são lesão corporal, ameaças de morte, de agressão e as ofensas. Inclusive, agressão físicas que não deixam marcas também consideramos vias de fato.”, completou.

Ela ainda destacou o trabalho de rede integrada com diversos órgãos públicos da cidade para conscientizar e acolher mulheres que sofrem com agressões. “Todo mundo trabalha de uma forma a conscientizar a população sobre a importância do registro e educar para a não violência contra a mulher”, detalhou.

Em caso de violência, procure o plantão 24H da Polícia Civil, no bairro Jardim América ou a Delegacia da Mulher, em horário de expediente. As denúncias também podem ser efetuadas por meio do disque 190.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais