Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Teste de colisão lateral será obrigatório para carros fabricados a partir de 2020

por Caroline Rosa
Foto: Agência Brasil

Montadoras de carros vão ter que respeitar exigências na fabricação de automóveis para garantir a segurança dos motoristas no caso de choques laterais. As regras foram definidas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As novas normas valem a partir de 2020 para novos projetos de veículos e a partir de 2023 para carros, caminhonetes e utilitários, nacionais e importados. Os chamados novos projetos são aquelas marcas que não tiverem registro concedido pelo Contran em 2020.

Os testes para aferir a resistência do veículo contra choques laterais devem contemplar uma série de requisitos detalhados na resolução. O documento estabelece limites para o movimento de reação da cabeça, do peito e do estômago no caso de uma uma colisão na lateral do carro.

Durante os testes, as portas podem abrir somente após a colisão e não podem exigir o uso de ferramentas. Além disso, nenhum elemento da parte interna pode ficar em posição de modo que perfure ou possa ocasionar uma lesão ao condutor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais