Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Continuidade do policiamento comunitário em Caxias segue na indefinição

por Isadora Helena Martins

O último convênio vigente do município encerra neste ano

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A possibilidade do encerramento do policiamento comunitário é um tema que tem preocupado muitos moradores de Caxias do Sul. Atualmente há apenas um convênio vigente na cidade, que atende dez núcleos comunitários e cerca de 27 policiais designados para a função.  

O policiamento comunitário é um convênio firmado entre o Estado e o Município e prevê o pagamento de R$ 868, 86 de auxílio moradia para que os PM’s residam nos bairros enquanto fazem a segurança dos locais. Em Caxias havia três contratos vigentes, porém dois já venceram e um encerra no final deste ano.

O Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública e Mobilização Comunitária de Combate à Violência (Consepro/Mocovi), Luiz Raimundo Tomazzoni, afirmou que a entidade está trabalhando para que o serviço seja mantido.

Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, a instituição é favorável à manutenção do sistema de policiamento. Ele ainda destacou que caso encerre o repasse do auxílio moradia a segurança nas áreas residenciais deve continuar sendo realizada, mesmo que em outro formato. O comandante do 12º BPM também salienta os resultados obtidos durante os sete anos de vigencia do Programa de Policiamento Comunitário no município.

Contatado pela reportagem para falar sobre o tema, o secretário municipal de Segurança, Ederson de Albuquerque Cunha, não quis se pronunciar e disse que o município está aguadando um posicionamento do Estado para que haja uma definição.  

Audiência Pública

Nesta segunda-feira (21) ocorreu uma audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores, onde mais de 120 pessoas estiveram presentes. Na ocasião, ficou definido que será elaborado um documento em nome dos presentes e encaminhado ao Executivo municipal, que não esteve representado, pedindo a renovação dos convênios de policiamento comunitário com a Brigada Militar. Outro encaminhamento será a reivindicação junto ao governo do Estado de mais efetivo para o 12º Batalhão da Polícia Militar. A Comissão de Segurança e Proteção Social da Câmara, que promoveu a audiência, e o Consepro também já conseguiram agenda no dia 4 de novembro com o vice-governador e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior para tratar do tema.

Ouça AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais