Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Polícia Civil de Marau realiza ação de prevenção ao consumo de drogas

por Taliane Radaelli

Através das redes sociais delegado alerta sobre possíveis golpes

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Marau tem focado seus esforços no trabalho de prevenção. Em conversa com a Tua Rádio Alvorada, o delegado Norberto Rodrigues, destacou o programa “Papo de Responsa”, que deve desenvolver ações nas escolas de Marau e dos demais municípios de abrangência da Delegacia - Vila Maria, Camargo, Gentil e Nicolau Vergueiro - buscando a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso de drogas e práticas de violência e bullying, evitando assim, que tais atos sejam cometidos.

O programa tinha previsão de início para o começo do ano de 2021, porém, devido aos protocolos de prevenção a Covid - 19 foi necessário adiar o trabalho. Agora, com os alunos retornando ao ensino presencial, a Polícia Civil já se prepara para as visitações e palestras nas escolas. De acordo com o delegado, a melhor abordagem é a prevenção, trabalhando estes temas desde a infância, aponta ele, teremos grandes resultados a longo prazo, evitando que crimes aconteçam.  

Golpes

Outro destaque é a prevenção de golpes, de acordo com o delegado, com a chegada da pandemia muitos serviços passaram a ser prestados de forma online, o que, de certa forma, tornou mais fácil o trabalho dos estelionatários. Através das redes sociais, a Polícia Civil tem alertado sobre os golpes mais comuns, como evitá-los e como procurar ajuda. A principal orientação é o contato com a polícia, seja para tirar alguma dúvida ou fazer uma denúncia. 

De acordo com o delegado, o chamado “Golpe dos Nudes” tem sido uma das maiores preocupações, principalmente pela falta de denúncias. Muitas vezes, explica ele, as pessoas sentem vergonha ou têm medo do julgamento e constrangimento e por isso não denunciam. Nesses casos, aponta Norberto, a polícia age com total sigilo das informações, sem divulgação de casos e de nomes. 

No caso de golpes ligados a transferências bancárias, principalmente relacionadas ao Pix, a orientação é prestar atenção nos dados da pessoa que está solicitando o dinheiro, conferir nome e se possível documentos que comprovem que aquela realmente é a conta do familiar ou amigo, que teria solicitado o dinheiro. Outra dica importante, é tentar entrar em contato com a pessoa, se não presencialmente, por chamada de voz ou vídeo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais