Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Indígenas fazem manifestação na BR 285

por Ana Lúcia Jacomini

Eles protestam contra julgamento de recurso no STF que podem mudar o marco temporal das demarcações

Há bloqueios na rodovia
Foto: Reprodução/Rádio Planalto News

Indígenas realizam uma manifestação nesta terça-feira, 22/06, na BR 285, próximo ao trevo de acesso ao município de Água Santa. Há bloqueio no tráfego de veículos com liberação do fluxo de tempos em tempos. Conforme profissionais da Tua Rádio Alvorada, que estão na região para a gravação de mais um episódio da série Aqui é o Meu Lugar, eles protestam contra o Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário que poderá definir o futuro das demarcações das terras indígenas no Brasil.

O julgamento está marcado para o próximo dia 30 de junho e leva em consideração o marco temporal para a demarcação das terras em um processo que tramita em Santa Catarina, mas que pode impactar todos os outros processos envolvendo o tema. O marco temporal, conforme o artigo 231 da Constituição Federal é, hoje, 1988. O julgamento do STF pode colocar essa data em um passado mais distante.

Sobre este assunto, tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um projeto de lei que impede demarcações de terras indígenas indevidas em propriedades de até 300 hectares. A proposta, de autoria do deputado Elton Weber, avança na Comissão de Constituição e Justiça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais