Comunidade se manifesta sobre a concessão da ERS 324 em audiência realizada em Marau
Baixar ÁudioUma nova reunião será realizada no dia 02/05
A comunidade regional esteve reunida na Casa da Cultura de Marau, na noite desta quinta-feira, 18/04, em audiência pública proposta pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, para debater o projeto de concessão da ERS 324. O encontro proposto pelo deputado marauense Vilmar Perin Zanchin foi prestigiado por lideranças de Marau e também cidades vizinhas que, de alguma forma, também serão impactadas com a obra de duplicação da rodovia que, há muito conhecida pela alcunha de estrada da morte.
Através do Programa RS Parcerias, o estado prevê a concessão da ERS 324 para a iniciativa privada. A estrada será duplicada no trecho entre Passo Fundo e Nova Prata, na extensão de 115 quilômetros. O investimento privado deverá ser de R$ 1,091 bilhão e terá período de concessão de 30 anos. Além da obra de duplicação, a rodovia receberá duas praças de pedágio. Uma delas será no km 195, em Passo Fundo. A outra no km 279, em Nova Bassano. A tarifa máxima estimada por praça deverá ser de R$ 9,64.
A instalação dos pedágios está entre os itens que mais preocupa lideranças e a comunidade regional. Embora o valor deve ser reduzido por conta de que vence a licitação a concessionária que apresentar menor preço, outras referências ainda precisam de esclarecimentos. Para Zanchin, a população tem pouco tempo para a discussão do assunto já que o estado anunciou que a contratação da concessionária ocorre já no próximo semestre. “Momento é crucial. Estamos a poucos dias do prazo final para a manifestação popular. E eu sou contra a forma como foi apresentado este projeto. As obras começarão daqui a oito anos. Precisamos de um estudo mais profundo para saber se é realmente isso que a comunidade quer”. Ouça reportagem no player de áudio.
Também esteve presente na reunião, o deputado Sérgio Turra. O parlamentar de Marau defende a discussão do projeto, apesar de entender que contrariar a concessão público-privada não é o caminho mais apropriado. “Agora podemos sonhar com algo efetivamente concreto a partir da concessão. Não há outra alternativa. Mas a parceria público-privada é fundamental para que a ERS 324deixe de ser uma dor de cabeça”. Ouça reportagem no player de áudio.
Presente na audiência, o empresário Fernando Lodi propôs a construção de uma nova rodovia, entre Passo Fundo e Marau, a partir de estradas vicinais já existentes e que ligam os dois municípios.
O debate oportunizado pela assembleia legislativa teve duração de duas horas. Agora, a população terá uma segunda chance de participar da discussão, no dia 02/05, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF). O prefeito Iura Kurtz lamentou que o Estado não tenha atendido ao pedido dos marauenses para que a audiência fosse realizada em Marau, município que será fortemente impactado pela concessão.
Além da presença nas audiências públicas, a população também pode se manifestar por e-mail. As opiniões, dúvidas e sugestões devem ser enviadas para [email protected]
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