Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Policiais de Marau participam da Operação Consórcio em Alvorada

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo da ação é atacar organizações criminosas e, também, restituir às famílias os imóveis que lhe foram tomados pelo tráfico de drogas

Cerca de 30 policiais lotados na 6ª Região de Polícia Civil, entre eles profissionais das delegacias de Marau e de Passo Fundo, participam da Operação Consórcio, no município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16/12, para desmantelar uma organização criminosa armada que agia no tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo de veículos, roubo a pedestre, homicídios, corrupção de menores, receptação, invasão de domicílio e lavagem de dinheiro no Bairro Umbu.

A operação é resultado de um trabalho feito ao longo de 18 meses, com 125 linhas telefônicas sendo interceptadas, com cerca de 1.800 telefonemas gravados e 1.200 transcritos para detalhar as articulações criminosas. Ao todo, foram 67 mandados de prisão, 182 mandados de busca e apreensão e 30 medidas restritivas de contas bancárias. O local, formado 900 apartamentos, foi dominado pelos criminosos, que chegaram a expulsar moradores de ao menos 50 apartamentos, segundo apontou a investigação. A quadrilha passou a negociar esses imóveis.

Durante o período da investigação, o grupo criminoso foi responsável por nove homicídios, todos eles com o envolvimento do chefe da organização. Entre as vítimas, está uma moradora do Bairro Umbu, que tinha dívidas de drogas. A mulher foi morta e teve o corpo queimado ao lado do complexo habitacional, para que o seu apartamento fosse vendido como forma de pagamento de dívida. Para a polícia, a brutalidade do crime serviu também como intimidação para quem confronta o poder da organização criminosa.

A polícia informou que um dos grupos criminosos envolvidos nos crimes é chefiado por um detento do sistema prisional. Os policiais conseguiram identificar a participação de outros 99 criminosos. De acordo com a Polícia Civil, a Operação Consórcio é uma das maiores ações da história da polícia gaúcha, coordenada pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Alvorada, com a participação de 850 policiais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais