Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias dá dicas para evitar acidentes com aquecedores

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Revisão periódica dos equipamentos e cuidados no uso são as principais formas de evitar incêndios e vazamento de gás

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O caso da família que foi encontrada morta em seu apartamento, no último domingo (14), em Santo André, no ABC Paulista desencadeia um alerta: a principal suspeita da polícia é que o casal e os dois filhos, tenham sido asfixiados por monóxido de carbono oriundo do aquecedor a gás.

Conforme explicou o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul, Tenente-Coronel Julimar Fortes Pinheiro, durante entrevista no programa Conectado da Tua Rádio São Francisco, é preciso redobrar os cuidados no inverno pois, a maioria das ocorrências provém do uso dos aquecedores. “A gente pode evitar tomando uma atitude mais cautelosa, mais preventiva. É preciso tomar cuidado com chamas vivas e com aquecedores elétricos, principalmente na hora de dormir, não os deixar próximos de materiais que possam ocasionar um incêndio”.

Durante a entrevista, o Tenente-Coronel Pinheiro também explicou quais são os efeitos do monóxido de carbono no organismo. “O monóxido de carbono nos causa, em um primeiro momento, uma sensação de torpor e leva a pessoa a perder os sentidos; e na sequência a asfixia mecânica: a pessoa morre por falta de oxigênio”.

Para evitar os acidentes, o comandante deu algumas dicas como fazer a manutenção regular dos equipamentos de aquecimento. “Cada equipamento tem a indicação feita pelo fabricante. Mas, o recomendado é que pelo menos uma vez por ano se faça uma revisão. Até mesmo o fogão a lenha, pois o acúmulo de resíduos nas tubulações pode causar incêndio”, afirmou. Outra recomendação é deixar sempre uma fonte de entrada de ar em locais muito fechados, para que possa haver renovação da fonte de oxigênio, e evitar acidentes por asfixia.  

Ouça a entrevista completa no link acima da foto.     

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais