Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Medidas de segurança são anunciadas para o entorno do Presídio Regional de Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Casa prisional está localizada em bairro do município

Reunião entre moradores do Bairro São Luiz Gonzaga e autoridades, foi realizada nesta semana
Foto: Reprodução/Gerson Lopes/O Nacional

Nos próximos 30 dias, serão instaladas barreiras de contenção na rua em frente ao Presídio Regional de Passo Fundo, localizado no Bairro São Luiz Gonzaga. A via terá mão única e o estacionamento ficará proibido nos dois sentidos. Essas medidas foram anunciadas nesta semana, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Passo Fundo.

Moradores do entorno, porém, reivindicam a construção de um muro em toda a extensão da área em frente ao presídio. Para eles, a preocupação com a segurança na região é um problema antigo, mas dois fatos recentes aceleraram a busca por soluções. Um deles foi a fuga ousada dos 17 detentos da casa prisional, na noite de 12 de janeiro. O outro, há cerca de 15 dias, envolveu a troca de tiros no lado externo do presídio, entre agentes da Susepe e uma pessoa que tentava arremessar objetos para o pátio.

Durante reunião entre moradores e autoridades, o promotor Marcelo Pires defendeu a existência de uma guarda externa e afirmou que as alternativas para aumentar a segurança no entorno da casa prisional devem ser buscadas em parceria com outras entidades. Já o promotor Álvaro Poglia criticou a lentidão do Estado, tanto para o início das obras de reforma do presídio regional, como para a construção da nova casa prisional às margens da BR 285. As guaritas, por exemplo, na avaliação da Brgada Militar, encontram-se em situação insalubre.

Também na reunião, Marco Antônio Couto, que está na direção do presídio regional após a fuga dos 17 detentos em janeiro, revelou ter participado de reuniões com a direção da Susepe, no início da semana. Ele anunciou o reforço de 12 agentes prisionais para Passo Fundo. Também há previsão da vinda de pelo menos mais 10 servidores, assim que estes concluírem o curso de formação.

*Com informações do Jornal O Nacional de Passo Fundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais