Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Operação policial prende envolvidos na morte de mãe e filha, em Casca

por Ana Lúcia Jacomini

Crime aconteceu em junho e prisões foram efetuadas nesta terça-feira, 01/09

Ana Paula e Neusa foram mortas em uma emboscada
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Na manhã desta terça-feira, 01/09, a Polícia Civil de Casca efetuou a prisão preventiva de seis pessoas suspeitas de envolvimento nas mortes de Neusa Maria Rapkievicz e Ana Paula Rapkievicz, mortas no dia 14 de junho, no meio rural do município. Segundo as investigações, sete são os envolvidos no crime, sendo três mandantes e quatro executores. As prisões ocorreram nas cidades de Casca e Guaporé, no Rio Grande do Sul e Florianópolis, Santa Catarina. O crime ocorreu quando Neusa e Ana Paula retornavam para casa, na Linha Geral Velha, de carro. Ao se aproximar da moradia, foram surpreendidas por quatro indivíduos armados com armas de fogo, naquilo que a polícia classificou como uma emboscada. Neusa e Ana Paula tentaram fugir mas acabaram executadas no local.

As investigações iniciaram na noite dos fatos, sendo que após dois meses foi possível descobrir que três mandantes, moradores de Casca, contrataram a morte de mãe e filha. Dos quatro executores, dois são moradores de Casca. Na investigação, foi possível verificar que, no dia anterior ao duplo homicídio, sábado, 13/06, os executores já estavam no município e durante aquela noite, houve confraternização entre eles, que festejaram com bebidas e drogas pagas com o dinheiro recebido pela prática criminosa – pouco mais de R$ 20 mil. No domingo do crime, pela parte da tarde, os mandantes mostraram o local da emboscada e a rota de fuga, assim como, definiram o horário da execução: pouco depois das 19h, quando Neusa e Ana Paula retornariam para casa, já que teriam ido ao centro da cidade, para deixar a neta da visitação quinzenal. A motivação, conforme a polícia, tem relação com questões de ordem familiar e financeira.

De acordo com informações levantadas pelos policiais, após a consumação do crime, os quatro executores voltaram ao esconderijo e avisaram os mandantes por meio de ligação telefônica. Na noite de domingo houve novos festejos entre os eles.  Ao longo das investigações, apreendeu-se uma espingarda de pressão adulterada para calibre 22 e um revólver. Aguarda-se a realização da perícia de confrontação balística para definir se essa arma foi usada no crime. Quanto aos investigados, um foi preso em flagrante durante as investigações por tráfico de drogas, em Casca. Outro foi preso em Florianópolis, por roubo.

Nesta manhã os seis foram presos preventivamente, restando um envolvido na condição de foragido. A operação desta terça-feira esteve sob comando do Delegado Venicios Ildo Demartini, com participação de policiais das delegacias de Guaporé, Serafina Corrêa, Marau, Passo Fundo e Novo Hamburgo. O duplo homicídio gerou imensa repercussão local e regional, considerando a brutalidade com que foi praticado e que as vítimas eram mãe e filha. Neusa e Ana Paula eram pessoas bem vistas na comunidade em que viviam. A motivação tem relação com questões de ordem familiar e financeira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais