Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Em torno de 13 mil doses são aplicadas no primeiro dia de vacinação contra a gripe em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Público-alvo são idosos, acima de 60 anos, e profissionais da saúde

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou, nesta segunda-feira (23/01), aproximadamente 13 mil das 20 mil doses disponíveis para vacinação contra a gripe, nas 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. Este foi o primeiro dia da campanha de imunização, que tem como foco os idosos (60 anos ou mais) e os profissionais de saúde até o dia 16 de abril.

A informação foi dada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Adriane Borella, no programa Em Alta, ao final da tarde desta segunda. “Hoje foi um dia bem tenso para as UBSs, bem procurado. Aplicamos em torno de 13 mil doses de vacinas nas 49 unidades. Em algumas delas, não temos doses mais disponíveis para o público-alvo, estou para receber mais um quantitativo a partir desta quarta-feira (25/03). Pela tarde, pessoal pode procurar as unidades para vacinação.”

Conforme Adriane, a pasta espera receber mais 10 mil doses do governo estadual a fim de serem distribuídas aos centros de saúde, para trabalhadores da área, e às UBSs.  “Há locais com doses disponíveis, mas o bom seria se o idoso, ou seu familiar, ligasse para sua UBS de referencia para ver se está disponibilizada a vacina.”

Para evitar aglomeração, cada UBS trabalhou de uma forma. “Tiveram espaços que vacinaram nos centros comunitários, fazendo filas externas e mantendo distância de um a dois metros para cada usuário. Outras iam vacinando conforme a população ia chegando. A maioria das unidades ocupou uma área externa para fazer as vacinações.”

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA.

“Drive-thru” para imunização

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará, na próxima quinta-feira (26) e no sábado (28), um "drive-thru" para imunizar os idosos contra a influenza. A ação será na Praça Dante Alighieri, em frente à Catedral, das 9h às 16h, no dia 26, e das 9h às 17h, no dia 28. Não será necessário o idoso descer do veículo para receber a dose. A ação visa manter as pessoas com mais de 60 anos o menor tempo possível na rua.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo essa vacina não prevenindo contra a doença. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais