Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Plenária em Vacaria irá tratar sobre o projeto que propõe o fim da cobrança da substituição tributária

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Projeto para a revogação de um decreto foi protocolado na AL com 41 asssinaturas de deputados

Anderson Vieira e André Rokoski deram entrevistas no Temática (Foto: RD Fátima)
Foto: Divulgação

A substituição tributária (ST) foi instituída com o objetivo de auxiliar os estados na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Inicialmente, a ST era aplicada apenas em setores como medicamentos, bebidas alcoólicas, cigarros e combustíveis. Contudo, dado o seu poder de arrecadação, a ferramenta se ampliou para diversos segmentos por meio do Decreto nº 54.308/2018 que passou a valer em março deste ano no estado do Rio Grande do Sul.

Empresas de diversos segmentos passaram a ser obrigadas a apurar mensalmente o valor efetivo de venda de cada produto e comparar com o preço de referência estabelecido pelo governo, característico do sistema de substituição tributária (ST).

Diante da resistência do novo Governo do Rio Grande do Sul em revogar as novas regras que burocratizaram o recolhimento do ICMS, 31 deputados estaduais protocolaram um projeto de lei que elimina o direito da Receita Estadual cobrar uma parcela extra do imposto – a complementação do ICMS Substituição Tributária (ST). Essa operação é conhecida como “ajuste”. Se a mercadoria for vendida por um valor acima do que era estimado, o contribuinte deve pagar a diferença do imposto devido. Por outro lado, quando o produto é negociado por menos do que o previsto, o mesmo contribuinte não recebe o dinheiro, ficando apenas com créditos junto ao Estado. Uma medida que afeta pequenos, médios e grandes varejistas.

A decisão de protocolar o projeto foi tomada em conjunto pelos deputados da Bancada do NOVO RS, Giuseppe Riego e Fábio Ostermann entre outros parlamentares, após o estado se recusar a suspender os efeitos do Decreto 54.308/2018.

De acordo com representantes da classe empresarial, a determinação atinge cerca de 70% dos produtos que circulam no Rio Grande do Sul: de um mini mercado até grandes redes de varejo, passando por todos os postos de combustíveis.

O presidente do Sindicato dos Contadores de Vacaria Anderson Vieira destaca que essa medida gerou mais burocracia para todos os setores. Devido à abrangência, à complexidade e ao custo da operação, estima-se que a medida causará um efeito cascata, provocando aumento generalizado de preços.

Na Câmara de Vacaria o vereador André Rokoski(MDB) propôs uma moção de apoio ao projeto que revoga o decreto da substituição tributária no Estado. Além disso irá promover na próxima semana, dia 27 de junho, às 16h, uma plenária no Legislativo para debater o assunto. O encontro é aberto a toda a comunidade e deverão estar presentes os deputados Giuseppe Riego e Vilmar Zanchin.

 

 

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais