Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cadeira de vereador preso permanece vaga no Legislativo marauense

Baixar Áudio por Camila Agostini

Titular Rudinei Vedana cumpre pena mas não perdeu o mandato

Vereador preso pedou licença por 120 dias mas o pedido foi negado
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Depois de confirmada a exoneração de Rudinei Vedana do comando da pasta de Cidade, Segurança e Trânsito, automaticamente, o ex-secretário, eleito vereador em 2016, retornaria aos trabalhos do Legislativo marauense para ocupar a titularidade, na bancada do MDB. Ocorre que, inicialmente, o vereador cumpre pena em regime fechado, e, há duas semanas, a cadeira que deveria ser ocupada por ele na Câmara de Vereadores permanece vaga. Nego Vedana, como é conhecido, foi preso no início de setembro, em cumprimento de mandado expedido pela Justiça Federal. Contra ele pesa processo datado de 2013, por envolvimento em crime de descaminho e contrabando.

No estúdio da Tua Rádio Alvorada, Josiane Bedin, presidente do Legislativo de Marau, explicou  que, junto à assessoria jurídica da Casa, é constante a busca por informações sobre a situação que mudou a composição do plenário Lydio Tomás Antônio Bergonsi.  “É uma situação que nos deixa tristes, mas não podemos interferir no que compete apenas à Justiça”, diz a vereadora, que é a primeira suplente do partido, e ocuparia o cargo de Vedana, em caso de perda de mandato. Embora, conforme a Justiça Eleitoral, Nego Vedana  esteja impossibilitado de votar ou concorrer à função pública, o mandato se mantém.

A oposição, segundo informa a vereadora, requer que a Mesa Diretora afaste o vereador, que no momento, não pode comparecer às sessões devido à reclusão. “Mas, até o momento, não há determinação judicial que o impeça de assumir o cargo para qual foi eleito”, destaca a presidente Josiane. Ouça no player de áudio. Ainda de acordo com ela, Nego Vedana protocolou pedido de licença de 120 dias, mas a solicitação foi rejeitada pelo plenário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais