Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Poluição do arroio Espelho é alvo de denúncia na Câmara

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Os moradores do entorno colocaram peixes para repovoar o arroio, mas os animais morreram poucos dias depois

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A poluição do Arroio Espelho foi a denúncia feita pelo vereador Alceu Thomé (PTB) na sessão desta terça-feira (16). Conforme o parlamentar, os moradores colocaram alevinos (peixes que recém saíram do ovo) no local para repovoar o arroio com peixes, mas os animais acabaram morrendo alguns dias depois, constatando a falta de qualidade da água.

Thomé também salientou que a poluição do arroio gera riscos para a população. “São vários locais onde que água vai passar e certamente vai contaminar, chegando até o rio dos Sinos e outras localidades. Então, isso é bastante prejudicial porque vai contaminar não só os peixes, mas também as pessoas que vão acabar usufruindo dessa água”.  

O vereador Adiló Didomênico (PTB) também lamentou a poluição do rio e criticou o poder público pela demora na tomada de providências. “Se vê a lentidão do órgão público. Quando alguém corta uma árvore na frente de casa vão de bando lá notificar o morador. Agora nessa situação a gente vê a lentidão: um dia falta carro, outro dia não tem fiscal, é uma morosidade. Agora a fiscalização punitiva é importante, mas não resolve mais. Se tivessem ido desde a primeira denúncia dos moradores, tinham salvado os peixes”.

A principal suspeita é de que a poluição esteja sendo causada por empresas da região. Como destacou o vereador Elói Frizzo (PSB), o problema ocorre há anos, mas os órgãos de fiscalização ambiental não punem os responsáveis. “Ali é basicamente falta de fiscalização. Os fiscais do Meio Ambiente, sejam da Fepam, sejam da Secretaria do Meio Ambiente sabem quem são; a Patram e assim por diante, sabem quem são. Então, de fato, o Arroio Espelho paga o preço dessa irresponsabilidade”.   

O arroio Espelho tem suas nascentes nos bairros Castelo, São Cristóvão e Marianinha de Queirós e desemboca no rio Caí.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais