Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Caxias do Sul oficializa ingresso na Região Metropolitana da Serra Gaúcha

por Isadora Helena Martins

Ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no Salão Nobre da prefeitura

Foto: Isadora Martins

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha está a poucos passos de ser efetivada. Na manhã desta sexta-feira (10) mais uma etapa importante se concretizou com a oficialização do ingresso de Caxias do Sul na região.

A partir de agora, será realizada uma reunião com todos os municípios que compõe a região para definir as funções públicas de interesse comum (FPICs), que vão nortear a governança do bloco. Depois, também será eleito um comitê que ficará responsável por determinadas funções dentro da Região Metropolitana e o plano de gestão será encaminhado para o aval na Assembleia Legislativa do estado.

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi instituída por meio de uma lei estadual como explica o Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles: “O primeiro passo começou em 2013 com a lei estadual criando a Região Metropolitana da Serra. Após isso, em 2018, foi agregado o município de Nova Roma do Sul e no início de 2019 começamos reuniões para fazer a consolidação da Região Metropolitana aí precisávamos da adesão e autorização legislativa dos 14 municípios que compõe a região. Aí faltava Caxias do Sul, que é o maior município da região e tem uma importância tanto para a Serra quanto para o estado do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Meirelles também explica que com a constituição da Região Metropolitana será possível buscar outras formas de investimento e recursos: “Tanto linhas de créditos internacionais, financiamentos ou até programas federais e estaduais, existe uma diferença de valor destinado ao interior do estado e o destinado para regiões metropolitanas”.

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), que sancionou a lei que autorizou o ingresso do município na região, elencou quais serão as prioridades tratadas com as outras cidades que compõe o bloco: “Tudo é prioridade porque nós não podemos mais discutir assuntos de forma isolada. Nós vamos ter que trabalhar conjuntamente em vários assuntos, tais como: o lixo, a água, o resgate do trem regional e, neste momento para consolidar a infraestrutura da Serra, o Aeroporto Regional de Vila Oliva”.

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e também prefeito de bento Gonçalves, Guilherme Pasin, destacou a importância da unificação dos municípios para concretizar os projetos: “Esse era o momento que nós estávamos aguardando como região, porque Caxias do Sul é o mais importante da nossa Região, pelo que representa pelo tamanho que tem e pelas possibilidades reais que passa a dar para esse nosso projeto”.

Já o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que foi um dos autores do Projeto de Lei que permitiu o ingresso de Caxias na Região Metropolitana, junto com o vereador Gustavo Toigo (PDT), destacou a luta para se chegar até o resultado: “Foram três anos de muito debate, de explicação e de mostrar para as pessoas a importância do ingresso de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, da importância de Caxias do Sul assumir sua posição como principal cidade. A partir desse momento, o governo do Estado vai organizar esse sistema de governança, possibilitando que todos os municípios da região possam trabalhar de forma integrada”.

Além de Caxias do Sul, também integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha as cidades: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa, Nova Roma do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais