Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Flávio Cassina e Elói Frizzo assumem Prefeitura de Caxias do Sul até o final do ano

por Isadora Helena Martins

A eleição indireta ocorreu nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

A eleição indireta que ocorreu na manhã desta quinta-feira (09), na Casa da Cultura, confirmou Flávio Cassina (PTB) como prefeito de Caxias do Sul. Ele assume a chefia do Executivo até o final de 2020 ao lado de Edio Elói Frizzo (PSB) eleito como vice-prefeito. A chapa única foi eleita com  19 dos votos dos 23 vereadores. O processo da eleição indireta foi aberto após o Legislativo ter cassado o mandato do então prefeito Daniel Guerra (Republicanos) em 22 de dezembro do ano passado.

A forma de transição de governo está prevista na Lei Orgânica do Município, que prevê que, em caso de vacância de cargos de prefeito e vice-prefeito o Legislativo fica encarregado de promover uma eleição direta nos dois primeiros anos de mandato. Caso a vacância ocorra nos dois últimos anos de mandato a eleição do novo prefeito deve ocorrer de forma indireta. Esta segunda foi a regra que se aplicou, pois Daniel Guerra estaria ingressando no último ano de mandato.

Antes da votação, Frizzo e Cassina tiveram cinco minutos para defender a candidatura. Em entrevista coletiva, o prefeito eleito Flávio Cassina afirmou que, nos próximos dias, fará ajustes no secretariado municipal. “Agora nós temos que complementar o secretariado, com calma, acertando as peças no lugar correto. Nós vamos ter que fazer um trabalho de fôlego agora, aproveitando o servidor público o máximo que for possível”.

No espaço de defesa da candidatura, Frizzo admitiu que ele e Flávio Cassina não possuem um plano de governo, mas disse que esses três anos de discussões que envolveram a Câmara de Vereadores deram suporte para saber o que a cidade quer. Ele ainda falou sobre o primeiro ato do novo governo. “O primeiro ato oficial será a revogação do Decreto Nº 20.381 que proíbe as manifestações nos espaços públicos”. Frizzo também disse que vai voltar a chamar todos os Conselhos Municipais para auxiliarem na deliberação das questões referentes à cidade.

Cassina salientou que o governo irá colaborar com os empreendedores da região para promover o progresso econômico da cidade. Ele também disse que a idade mais avançada dele e de Frizzo não vai atrapalhar em questões que dizem respeito à inovação e mudanças.

A transferência do cargo de prefeito de Ricardo Daneluz (PDT), que estava exercendo a função interinamente, para Cassina ocorreu logo depois, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Na ocasião também ocorreu a posse de Frizzo como vice-prefeito. Dessa forma, Daneluz retorna para a Câmara de Vereadores como presidente da Casa.        

                       

Confira como votou cada vereador na eleição indireta:

Adiló Didomênico (PTB) - Sim

Alberto Meneguzzi (PSB) – Sim

Alceu Thomé (PTB) – Sim

Arlindo Bandeira (PP) – Sim

Kiko Girardi (PSD) – Sim

Denise Pessôa (PT) – Não

Edi Carlos (PSB) – Sim

Edio Elói Frizzo (PSB) – Sim

Edson da Rosa (MDB) – Sim

Elisandro Fiuza (Republicanos) – Não

Felipe Gremelmaier (MDB) – Sim

Flávio Cassina (PTB) – Sim

Gladis Frizzo (MDB)  – Sim

Gustavo Toigo (PDT) – Sim

Miguel Graziottin (PDT) – Sim

Paula Ioris (PSDB) – Sim

Rafael Bueno (PDT) – Sim

Renato Oliveira (PCdoB) – Sim

Rodrigo Beltrão (PT) – Sim

Tatiane Frizzo (SD) – Sim

Tibiriça Maineri (Republicanos)  – Não

Velocino Uez (PDT) - Sim

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais