Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Sistema de irrigação do solo com chorume tratado no Aterro Sanitário Rincão das Flores é testado

por Ivan Sgarabotto

O Aterro Sanitário Rincão das Flores foi projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias e prevê inclusive a produção de energias alternativas

O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Vice-Prefeito Antonio Feldmann acompanharam nesta terça-feira (25/08) o teste do sistema de irrigação do solo com chorume tratado no Aterro Sanitário Rincão das Flores, em Vila Seca. Na ocasião, o Prefeito acionou a bomba que envia o efluente tratado para o sistema de irrigação.

O objetivo do sistema é que o efluente, após passar pela Estação de Tratamento de Efluentes, não seja descartado/lançado no curso d'água da região do Aterro Sanitário. A prática foi aprovada/autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e prevê o lançamento do chorume tratado como meio de irrigação de parte de uma área verde localizada no Aterro Sanitário.

O Aterro Sanitário Rincão das Flores foi projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias e prevê inclusive a produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição dos resíduos. O Aterro entrou em operação em 2010 e é gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) e operado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA).

Localizado numa área de 275 hectares, a Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores foi preparada para garantir proteção ambiental de acordo com as exigências dos órgãos licenciadores. Conforme os técnicos, camadas de argila compactada e membranas de polietileno de alta densidade (PEAD) evitam qualquer tipo de contaminação do solo. De acordo com engenheiros da SEMMA, não existe tratamento similar no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais