Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Moradores de Conceição da Linha Feijó denunciam descarte incorreto de resíduos em estradas da localidade

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

No último fim de semana, moradores encontraram descarte de alimentos no local

Foto: Divulgação / Henrique Zattera

A comunidade de Conceição da Linha Feijó, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, convive há anos com a situação de descarte incorreto de resíduos nas estradas e áreas verdes da localidade. No último fim de semana, em mais um desses episódios, os moradores ficaram indignados ao ver que grande quantidade de resíduos jogados na beira da estrada se tratava de alimentos, como desabafa Alzira Bettiato, que reside no local. “Na beira das estradas tem descarte de todos os tipos: já vimos ossos de animais que imaginamos ser de um açougue, de móveis, estofados, sacos e sacos de lixo, de tudo o que se pode imaginar. Mas neste fim de semana, foi muito preocupante: tinha cebola, pimentão, abobrinha, inúmeros sacos de farinha, pães. Outro agravante é que a estrada que passa ao lado do cemitério, aqui de Conceição, é íngreme e logo abaixo tem um rio, então, quando chove, todo esse lixo vai parar dentro do rio”.

Segundo Alzira, a situação tem se agravado nos últimos dois anos em que os episódios do descarte incorreto dos mais variados resíduos têm se intensificado. “Todos os dias a gente percebe alguma coisa. Nesse caminho passa gente de todos os bairros e não acredito que seja algum morador daqui que faça isso. Eu sou testemunha de como isso vem evoluindo nos últimos dois anos. Perdeu-se o bom senso, perdeu-se o respeito à nossa Casa Comum, ao nosso planeta que gostaríamos de manter preservado para as gerações futuras... está muito triste ver essa situação”.  

As autoridades como a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e a Secretaria do Meio Ambiente já receberam diversas denúncias dos moradores sobre a situação e reivindicação de ações para coibir a prática. Em nota, a Codeca afirmou que este é um dos 1.300 pontos de descarte irregular que a autarquia limpa regularmente, que existe uma equipe destinada somente para isso. A Companhia destaca ainda que todos esses locais têm coleta regular de resíduos, tanto orgânico como seletivo.

Quanto à situação específica de Conceição da Linha Feijó, a Codeca afirmou que irá avaliar o local para fazer a limpeza e pediu a ajuda da comunidade para denunciar as pessoas que descartam o lixo nestas áreas verdes para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Alzira faz o apelo para que comunidade e Poder Público possam encontrar uma alternativa para coibir o descarte de resíduos na localidade em prol de um ambiente melhor para todos a partir do cuidado com a Casa Comum: “Eu só gostaria que as autoridades competentes, se não puderem fazer nada, nos indiquem uma atitude para coibirmos essa prática. Nós queremos melhorar, queremos deixar um planeta bom para o futuro”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais